'Quem sai perdendo é a própria oposição', diz Léo Couto sobre recusa do PL em compor Mesa Diretora da CMFor
O novo presidente da Casa disse que chegou a convidar o partido para ficar com a 1º secretaria da Casa
Novo presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Léo Couto (PSB) falou sobre a relação com a bancada de oposição no Legislativo e avaliou que é a "própria oposição quem sai perdendo" com a recusa do PL em compor a Mesa Diretora da Casa no biênio 2025-2026. A declaração foi feita durante a Live PontoPoder desta quinta-feira (2).
Segundo ele, a chapa apresentada — na qual estava como candidato a presidente — respeitou a proporcionalidade partidária, contemplando representantes do PSB, PDT, PP, DC, PRD, Republicanos, Avante e PT.
Léo Couto, inclusive, chegou a convidar o PL para ficar com a 1ª secretaria da Mesa Diretora, mas o cargo teria sido recusado pelo partido, que é presidido pelo deputado federal André Fernandes em âmbito municipal. O parlamentar saiu derrotado da disputa do segundo turno contra Evandro Leitão (PT), candidato apoiado por Léo Couto. No Legislativo, o PL tem a maior bancada de oposição.
"Tenho diálogo com todos os vereadores. Infelizmente, o que saiu na imprensa, o que alguns colegas falaram foi que o deputado André não quis fazer essa composição. Eu acho que quem sai perdendo é a própria oposição e os próprios eleitores da direita, onde a gente queria fazer uma chapa respeitando a proporcionalidade. Já que o PL tem cinco vereadores, nada mais natural que compor a Mesa. A gente ofereceu a 1ª secretaria, mas não aceitaram"
A chapa encabeçada por Léo Couto à Mesa Diretora da CMFor foi eleita nesta quarta-feira (1º), com 37 votos favoráveis e 6 contrários. Os vereadores que se posicionaram contra o grupo apresentado foram os cinco do PL e Jorge Pinheiro (PSDB).
Veja também
A reportagem acionou a presidência do PL Fortaleza, através da assessoria de comunicação. O espaço está aberto para manifestação.
Confira a composição da nova Mesa Diretora da CMFor
- Presidente: Léo Couto (PSB)
- 1º Vice: Adail Jr (PDT)
- 2º Vice: Luciano Girão (PDT)
- 3º Vice: Marcos Paulo (PP)
- 1ª Secretária: Carla Ibiapina (DC)
- 2ª Secretária: Ana Aracapé (Avante)
- 3º Secretário: Professor Aguiar Toba (PRD)
- 1ª Vogal: Ronaldo Martins (Republicanos)
- 2ª Vogal: Pedro Matos (Avante)
- 3ª Vogal: Professora Adriana Almeida (PT)