Legislativo Judiciário Executivo

Queda de braço entre prefeito de Aquiraz e vereadores pode suspender prestação de serviços básicos

Bruno Gonçalves cobra que Câmara autorize orçamento para serviços; vereadores pedem detalhamento de despesas antes de aprovação

Escrito por Felipe Azevedo , felipe.azevedo@svm.com.br
Prefeito de Aquiraz Bruno Gonçalves
Legenda: O prefeito alega que vereadores não autorizaram uma suplementação orçamentária para o pagamento dos serviços essenciais
Foto: Junior Pio/AL-CE

O prefeito de Aquiraz, Bruno Gonçalves (PL), anunciou, através de redes sociais, que a partir desta sexta-feira (12) o município na Região Metropolitana de Fortaleza estará com serviços de troca de lâmpada em iluminação pública, coleta de lixo e tranporte gratuito suspensos. O anúncio expõe um tensionamento com a Câmara Municipal, que tem maioria de vereadores na oposição.

Veja também

O prefeito alega que o chamado G9, - grupo de parlamentares contrários ao Governo - não autorizou uma suplementação orçamentária para o pagamento dos serviços essenciais, requisitada ainda no início da semana. 

Em contrapartida, o vereador Jair Silva (PP), que é presidente da Câmara Municipal e faz parte da oposição, argumenta que esses parlamentares têm intenção de votar e aprovar o pedido desde que a Prefeitura envie o detalhamento das despesas do orçamento de 2022. 

De acordo com Jair, o Governo Municipal teria esgotado o orçamento previsto para 12 meses ainda na metade do ano.

"Nós estamos prontos para aprovar desde que ele (o prefeito Bruno Gonçalves) mande para nós o detalhamento das despesas. Aqui nós não temos revanchismo, temos compromisso em aprovar as leis que possam garantir os serviços essenciais", disse o presidente da Casa.

Procurada, a prefeitura argumentou que "a Câmara Municipal de Aquiraz fez 69 emendas no orçamento planejado pela prefeitura para o ano de 2022 alterando o texto original".

A assessoria argumentou ainda que o município vive "o maior superávit orçamentário da sua história. Com isso, a prefeitura ampliou os serviços do Transporte Gratuito de Aquiraz (TGA), da Limpeza Pública e da manutenção das lâmpadas". 

Em um vídeo publicado nas redes, o chefe do Executivo acusou os parlamentares de estarem atrapalhando a execução dos serviços,  uma vez que não foi aberta a votação para que o orçamento fosse aprovado. "Esses vereadores de oposição não querem ajudar, não querem deixar o prefeito trabalhar", alegou.

O presidente Jair Silva afirmou ainda que, uma vez a Prefeitura enviando à Casa os decretos de anulação - documentos que detalham remanjemaneto de verbas entre as secretarias -, a Casa poderá convocar uma sessão extraordinária, inclusive no final de semana, para votar a suplementação orçamentária. 

Assuntos Relacionados