Legislativo Judiciário Executivo

Lula planeja resposta dos Brics a tarifaço de Trump e convocará líderes da Índia e China

Além do Brasil, a Índia recebeu tarifa de 50% sob a justificativa de importar produtos da Rússia

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 21:41)
Lula para ilustrar matéria sobre Presidente planejar resposta dos Brics a tarifaço de Trump e convocará líderes da Índia e China
Legenda: Além do Brasil, a Índia recebeu tarifa de 50% sob a justificativa de importar produtos da Rússia
Foto: EVARISTO SA / AFP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou que planeja discutir uma resposta conjunta dos Brics ao tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em entrevista à Reuters, nesta quarta-feira (6), disse que falará com os líderes da Índia, Narendra Modi, e da China, Xi Jiping. As informações são do Globo.

A taxa de 50% sobre os produtos brasileiros entrou em vigor nesta quarta. Além do Brasil, a Índia também recebeu tarifa de 50%, por importar produtos da Rússia, segundo o governo dos EUA. 

"Vou tentar fazer uma discussão com eles sobre como é que cada um está dentro da situação, qual é a implicação que tem em cada país, para a gente poder tomar uma decisão. Eu sou presidente dos Brics até dezembro e vou conversar com todas as pessoas, é da minha responsabilidade", afirmou.

Veja também

No momento, afirmou que o Brasil ainda não pretende anunciar tarifas recíprocas, e seguirá insistindo nas negociações por meio do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

"Ora, o que nós não estamos encontrando é interlocução, sabe, na hora que quiserem conversar, vamos conversar. Estou fazendo tudo isso quando poderia anunciar uma taxação contra os EUA, e não vou fazer porque não quero ter o mesmo comportamento que ele, quero mostrar que quando um não quer, dois não brigam, e eu não quero brigar com os EUA". 
Lula
Presidente do Brasil

Crítica de Trump ao Brics

Anteriormente, o presidente Donald Trump chegou a afirmar que o Brics era "antiamericano", e ameaçou as nações do grupo, enquanto se reuniam em cúpula no Rio de Janeiro.

"O que o presidente Trump está fazendo é tácito, ele quer acabar com o multilateralismo, em que os acordos se dão coletivamente numa instituição, e quer criar o unilateralismo em que ele negocia sozinho com outro país. Qual é o poder de negociação que tem um país pequeno com os Estados Unidos na América do Norte? Nenhum", acrescentou Lula.

Assuntos Relacionados