Legislativo Judiciário Executivo

Luís Roberto Barroso participa de debate no Senado para discutir ajustes na legislação eleitoral

Várias propostas de alteração da legislação eleitoral tramitam no Congresso Nacional atualmente

Escrito por Agência Senado ,
Esta é uma imagem de Luís Roberto Barroso
Legenda: Luís Roberto Barroso participa de debate no Senado para discutir alterações na legislação eleitoral
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O Senado Federal debate nesta segunda-feira (5) possibilidades de ajustes na legislação eleitoral.  O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, é um dos convidados do debate temático. Senadores e convidados se reúnem por videoconferência a partir das 10h.

Veja também

O requerimento do debate foi apresentado pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS). Além do ministro Luís Roberto Barroso, também foram convidados para o debate o advogado e analista político, Cristian Silva, o presidente do Instituto de Direito Político e Partidário (Pluris) e membro da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Thiago Bovério, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, e o ex-ministro da Justiça, Eugênio Aragão.

Projetos de lei

Várias propostas de alteração da legislação eleitoral tramitam no Congresso Nacional atualmente. Entre elas, está a PL 438/2021, projeto de lei do senador Fabiano Contarato (Rede-ES) que exige o registro das promessas de campanha perante a Justiça Eleitoral. 

Outro projeto de lei que trata do tema é o PL 924/2021, o qual tem como objetivo estabelecer que, na composição das chapas de candidatos a cargos eletivos do Poder Executivo, em todos os níveis, será assegurada a participação de ambos os gêneros.

Já o  PLP 253/2020 prevê a inelegibilidade para o cargo de suplente de senador para cônjuge, companheiro e parentes (em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive) do candidato titular. 

A permissão do voto em outros países nas eleições para governador, senador, deputado federal, deputado estadual e deputado distrital também está em pauta no projeto  PL 3.472/2019.

Outro ponto da legislação que poderá ser alterado é o aumento de seis meses para um ano o tempo que o candidato deve possuir de filiação ao partido e de domicílio eleitoral na respectiva circunscrição para concorrer às eleições, conforme propõe o projeto de lei PL 1.434/2021.

Assuntos Relacionados