PontoPoder

Justiça italiana anula extradição de Zambelli; ex-deputada pode ser solta no sábado (23), diz defesa

Zambelli está presa em Roma, onde buscou refúgio após ser condenada pelo STF a 10 anos de prisão em dois processos.

Escrito por Redação producaodiario@svm.com.br
22 de Maio de 2026 - 19:42
capa da noticia
Legenda: Zambelli foi condenada por envolvimento na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Foto: Lula Marques/EBC.

A Suprema Corte da Itália decidiu anular, nesta sexta-feira (22), a extradição da ex-deputada Carla Zambelli ao Brasil. A decisão da Justiça italiana revogou uma sentença anterior, da Corte de Apelações da Itália.

A defesa da ex-deputada afirmou que a Suprema Corte também determinou a libertação de Zambelli e ela deve ser solta neste sábado (23). As informações são do g1.

A ex-deputada federal está presa em Roma, onde buscou refúgio após ser condenada pelo STF a 10 anos de prisão em dois processos. Ela invadiu sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inseriu documentos falsos. Ela ainda responde um processo pelo crime de porte ilegal de armas e ameaça com arma de fogo.

O Supremo Tribunal Federal (STF) havia enviado à Itália um único pedido de extradição, mas a Justiça italiana entendeu que deveria separar os casos. Portanto, ainda há outro pedido de extradição em análise.

Segundo a defesa de Zambelli, é possível que a Corte de Cassações tenha encontrados erros na sentença anterior, da Corte de Apelações, motivando a anulação da extradição.

O processo ainda pode ser analisado, se esgotadas as vias judiciais, pelo ministro da Justiça da Itália, Carlo Nordio, responsável por dar um parecer favorável ou contrário à extradição. O ministro tem um prazo de 45 dias para se manifestar a partir da publicação do acórdão da Justiça.

Entenda o caso

A ex-deputada Carla Zambelli, condenada pelo STF a 10 anos de prisão em dois processos, está presa na Itália, onde buscou refúgio. Atualmente, a ex-parlamentar está detida na penitenciária feminina de Rebibbia, em Roma. No Brasil, se a extradição for confirmada, ela deverá cumprir pena na Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colmeia.

Zambelli possui cidadania italiana e foi ao país em junho do ano passado após a condenação pelo STF. Ela é considerada foragida da Justiça do Brasil.

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado

Colunistas

Edição do Dia

1

2 3 4 5