Legislativo Judiciário Executivo

João Doria, governador de SP, é internado para cirurgia

Procedimento será nesta sexta-feira (3)

Escrito por Mônica Bergamo/Folhapress e Diário do Nordeste ,
joão doria de máscara
Legenda: Governador João Doria fará cirurgia nesta sexta-feira (3)
Foto: Divulgação/Governo de SP

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), foi internado na noite desta quinta-feira (2) no Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista, para os procedimentos preparatórios para cirurgia de correção de hérnia inguinal.

Segundo a assessoria de imprensa do Governo, a internação ocorreu após o governador cumprir agenda no interior de São Paulo e participar de audiências no Palácio dos Bandeirantes e de reunião semanal do Programa Estadual de Imunização.

Veja também

A intervenção, ainda segundo a assessoria, já estava programada e será realizada na manhã desta sexta-feira (3) pelo cirurgião Sidney Klajner e sua equipe.

O que é hérnia inguinal?

De acordo com o Ministério da Saúde, as hérnias inguinais surgem na virilha (zona de junção entre a coxa e a parte inferior do abdômen). Geralmente acometem homens e podem estender-se até os testículos, provocando a hérnia inguinoescrotal.

Geralmente, a hérnia inguinal se dá quando uma parte do intestino sai por meio de um "ponto fraco" dos músculos abdominais.

Há dois tipos de hérnia inguinal

  • Hérnia inguinal direta: geralmente se apresenta em adultos e idosos, e acontece quado eles fazem pressão sobre a barriga, pegando objetos pesados, por exemplo;
  • Hérnia inguinal indireta: acontece mais em bebês e crianças, pois ocorre um problema congênito que pode fazer com que um pedaço do intestino entre na virilha e até no saco escrotal.

Nos dois casos, o tratamento é feito com a cirurgia para que o intestino seja recolocado no lugar certo. Assim, os músculos do abdômen são fortalecidos para que a situação não aconteça novamente.

Sintomas

  • Protuberância ou inchaço na virilha;
  • Dor ou desconforto na virilha ao se movimentar;
  • Sensação de peso na virilha.

Nos bebês, ela pode ser mais difícil de ser identificada, já que pode não haver uma saliência na virilha quando for a hora de trocar a fralda.

Uma dica para notar se há a presença da hérnia inguinal é quando o bebê está chorando, tossindo ou evacuando, pois a pressão causada pelo esforço pode torná-la mais visível.

Já nos homens, além dos sintomas apresentados, também pode haver uma dor aguda que irradia para os testículos.

 

Assuntos Relacionados