Legislativo Judiciário Executivo

FHC defende diálogo entre líderes políticos e diz que PT "não é inimigo" do PSDB

O ex-presidente da República diz que apoiará o candidato do PSDB em 2022, mas que não considera o PT "inimigo"

Escrito por Inácio Aguiar, William Santos e Letícia Lima ,
Legenda: Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em entrevista exclusiva ao Sistema Verdes Mares
Foto: Reprodução

O ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), defende o diálogo entre a sigla tucana e o PT - dois partidos que, historicamente, são adversários políticos nas eleições presidenciais. Sem citar a eleição de 2022, FHC disse que é possível uma união entre as legendas em "circunstâncias dadas".

Em entrevista exclusiva ao PontoPoder, o ex-chefe do Palácio do Planalto comentou sobre o encontro que teve com o ex-presidente Lula em maio e reforçou que a conversa entre os líderes é fundamental para mostrar quer a democracia é feita também de conversa entre os diferentes.

Para ele, o Partido dos Trabalhadores não é um inimigo. Ao contrário, disse que é mais fácil conversar com o PT, porque está "do lado" dele.  

Conversa com Lula

Legenda: Os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Lula (PT) se encontraram, em São Paulo, em maio
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

A discussão sobre a relação de PSDB com o PT veio à tona, após um encontro entre Fernando Henrique Cardoso e Lula em maio deste ano, em São Paulo. 

Veja também

Na ocasião, Lula disse, nas redes sociais, que tiveram uma conversa sobre o Brasil e a democracia, e o descaso do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). 

FHC, por sua vez, disse que apoiará o candidato à Presidência do PSDB, mas que, se o representante tucano não for para o segundo turno, apoiará o candidato que fizer oposição a Bolsonaro, "mesmo o Lula".

Veja também

Apesar de Fernando Henrique ter tentado afastar interpretações, o encontro dos ex-presidente repercutiu no mundo político e gerou especulação sobre uma aproximação contra o grupo bolsonarista. 

Diálogo

Sem citar a eleição de 2022, FHC acredita que pode haver uma união "em circunstâncias dadas" entre os partidos. Segundo ele, é mais fácil conversar com o PT, porque "está do meu lado".

Nós queríamos conversar porque precisamos mostrar ao Brasil que "não vem que não tem". É possível até que haja uma união em circunstância dadas. Naturalmente, o PT vai ter um candidato e o PSDB vai ter outro. Nós não somos a mesma coisa. Mas, é mais fácil conversar com quem está do meu lado - no caso do PT, eu não considero inimigo ou adversário - do que conversar com quem está contra você
Fernando Henrique Cardoso (PSDB)
Ex-presidente da República

FHC voltou a dizer que apoiará o candidato à Presidência do PSDB, caso o partido lance, mas defendeu o diálogo com a sigla petista.

"Se o PSDB tiver um candidato, eu vou estar com esse candidato e não com o PT. Mas é importante que a gente mantenha o diálogo. Democracia é conversa também. Quando não se tem mais diálogo, acabou. Vai pela força, e eu não sou partidário disso".

Fernando Henrique Cardoso e Lula foram adversários políticos nas eleições presidenciais de 1994 e 1998. Nas duas, FCH derrotou o petista. Nas disputas seguintes, Lula venceu os dois candidatos do PSDB. Em 2002, derrotou José Serra e, em 2006, Geraldo Alckmin. 

Assuntos Relacionados