Elmano minimiza críticas de Roberto Cláudio: "devo me preocupar pouco com o debate político"
Ex-prefeito criticou petista por caso Guararapes, petista disse que está focado em auxiliar funcionários demitidos pela empresa, não em debate com o pedetista
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), minimizou as críticas feitas pelo ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) contra a gestão estadual no caso Guararapes — a empresa que fechou e demitiu cerca de dois mil profissionais em Fortaleza.
Horas após a publicação do pedetista nas redes sociais, Elmano disse que está focado em dar assistência aos profissionais demitidos, não em debater com o pedetista.
"Devo me debruçar sobre o problema: gerar emprego para o nosso povo e acompanhar a situação. Nós estamos lá com o Sine/IDT acompanhando todo o trabalho que foi feito junto com a empresa, estamos buscando auxiliar os trabalhadores reacomodados no setor têxtil e em outros setores. Também estamos buscando alternativas de formação em empreendedorismo para pessoas que lá trabalhavam. É nisso que devo me concentrar, em ajudar essas pessoas", disse Elmano.
Veja também
A fala do petista ocorreu em Brasília, onde ele participou de encontro com governadores do Nordeste para alinhar as prioridades da região a serem apresentadas ao presidente Lula (PT) nesta sexta-feira (27).
Questionado diretamente sobre a fala de Roberto Cláudio, Elmano reforçou.
"Eu devo me preocupar pouco com o debate político e me preocupar mais com a vida dessas pessoas que perderam o emprego"
Veja também
Críticas
Nas redes sociais, Roberto Cláudio havia classificado a conduta da gestão estadual diante das demissões como conformista e apática.
"Chama atenção o conformismo e a apatia do Governo do Estado frente à gravidade social da situação e ao descaso da empresa com o Estado que lhe deu incentivos (recursos públicos que potencialmente poderiam estar sendo usado para outros fins), exatamente com o compromisso de gerar desenvolvimento", escreveu Roberto Cláudio, cobrando providências.
Conforme mostrou a colunista de Política do Sistema Verdes Mares, Jéssica Welma, desde a derrota eleitoral de 2022, foi a primeira vez que o pedetista veio a público contra decisões da atual gestão. Após período de reclusão no final do ano, Roberto Cláudio voltou aos holofotes durante as reuniões do PDT, em dezembro, para decidir sobre apoio ao Governo Elmano.
NOTA DO GOVERNO
Antes da fala de Elmano, a resposta do Governo veio através do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), que tem atuado junto às pessoas que perderam o emprego. De 18 a 20 de janeiro, o IDT realizou a fase inicial de apoio a mais de 1500 trabalhadores e trabalhadoras, segundo o órgão.
"Os trabalhadores foram cadastrados e encaminhados para vagas de emprego disponíveis. Quem optou para a prestação de serviços como autônomo, pôde participar de palestra de orientação e iniciação aos serviços. Além disso, a equipe orientou e habilitou os trabalhadores no seguro-desemprego, resolvendo ainda, pendências de solicitações feitas remotamente", diz nota.
O acompanhamento para recolocação profissional deve continuar pelos próximos dias.