Legislativo Judiciário Executivo

Carro onde estava Lula é cercado por apoiadores de Bolsonaro em SP; veja vídeo

Segurança armado, militar cedido pelo Governo Federal, protegeu o ex-presidente

Escrito por Redação ,

Na saída de um almoço em São Paulo, o carro onde estava o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi cercado por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), em Campinas, São Paulo. Proferindo xingamentos, o grupo usava camisas do Brasil e segurava bandeiras com mensagens contra o ex-presidente.

Em vídeo, é possível ver manifestantes gritando e seguranças de Lula tentando dispersar o grupo, os impedindo de chegar mais perto do carro.

Um dos homens que protegeram o pré-candidato à Presidência estava armado com uma submetralhadora. Ele é um militar cedido pelo Governo Federal para proteger ex-presidentes, de acordo com o colunista Guilherme Amado, do Metrópoles. Segundo a publicação, o uso de armas pesadas seguirá durante a campanha eleitoral. 

Veja também

Apoiadores do presidente Bolsonaro chamam os seguranças de "capangas". Eles foram xingados também durante a ofensiva contra o carro. 

A manifestação contrária a Lula aconteceu na frente de um condomínio. Após desviar do protesto, o petista foi a um ato na Unicamp. A assessoria dele informou à Folha de S. Paulo que nada foi quebrado e ninguém se feriu. 

Segurança de presidenciáveis 

Com o clima de acirramento na corrida eleitoral, puxado pela polarização entre Lula e Jair Bolsonaro, a Polícia Federal (PF) deve reforçar a segurança dos candidatos à Presidência, de acordo com a Folha

Integrantes da corporação ouvidos pelo jornal informaram que a Polícia tomou essa decisão após o pleito de 2018, marcado pela facada sofrida por Bolsonaro e por ameaças à campanha de Fernando Haddad (PT).

A Polícia Federal, ainda conforme a Folha, vai fazer análises de risco — com níveis de um a cinco — sobre cada campanha, considerando os perfis dos candidatos. É essa análise que vai definir o tamanho da equipe responsável pela segurança do político. 

Assuntos Relacionados