Após alta hospitalar, Lula detalha acidente doméstico que causou ferimento na cabeça; veja vídeo
O presidente recebe alta neste domingo (15) e apareceu de surpresa em uma coletiva de imprensa com os médicos
Após receber alta hospitalar, na manhã deste domingo (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apareceu de surpresa na entrevista coletiva concedida pelos médicos à imprensa. Na ocasião, ele detalhou como ocorreu o acidente doméstico, ocorrido em 19 de outubro, que afetou a cabeça e, nos últimos dias, provocou a realização de cirurgias e internação.
Lula estava internado há seis dias. Em coletiva de imprensa, no Hospital Sírio-Libanês, o presidente apareceu usando um chapéu Panamá. “Eu pus um chapéu para vocês não verem o curativo”, explicou ele, agradecendo aos médicos que o acompanharam.
Veja também
A equipe médica afirmou que “o presidente se encontra bem, estável, caminhando e falando normalmente”.
Como foi o acidente doméstico de Lula?
O presidente contou como ocorreu o acidente doméstico em outubro em um dos banheiros do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, no qual ele machucou a cabeça.
“Eu não estava cortando a unha do pé. Eu estava cortando a unha da mão. Não estava em pé, estava sentado”, disse ele.
E acrescentou: "Eu já tinha cortado a minha unha, tinha lixado, quando fui guardar o estojo, eu em vez de levantar e abrir a gaveta, eu tentei afastar o meu bumbum do banco. O banco era recondo e eu caí. E bati com a cabeça na hidromassagem e fez um estrago razoável".
Lula relatou ainda ter ficado surpreso ao saber que precisaria passar por mais um cirurgia na cabeça: "depois da quinta tomografia, eu achei que 'tava' totalmente curado. Achei que já podia fazer tudo. Voltei a fazer esteira, voltei a fazer musculação. E eu não estava totalmente preparado para voltar a fazer o exercício".
Ao falar sobre a cirurgia, Lula se emocionou. Na aparição do presidente ele foi acompanhado pela primeira-dama, Janja da Silva.
Alta hospitalar
Segundo o médico Roberto Kalil Filho, Lula ficará os próximos dias em São Paulo, para acompanhar a cicatrização e fazer uma nova tomografia na quinta-feira (19). Ele poderá retornar às atividades normais, “do ponto de vista de reuniões”.
“O presidente está de alta hospitalar, e não de alta médica”, destacou Kalil.
Lula passou por uma cirurgia de emergência na segunda-feira (9), após uma hemorragia intracraniana, e a outro procedimento cirúrgico na quinta-feira (12) para evitar possíveis novas complicações.