Um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), decolou na manhã desta terça-feira (7), do Ceará para o Rio Grande do Sul, com parte do suporte prometido pelo governador Elmano de Freitas (PT) às vítimas das recentes enchentes no estado gaúcho.
Em publicação feita nas redes sociais, a Ciopaer detalhou que, na aeronave, foram dois pilotos, dois operadores aerotáticos e um mecânico. "Em razão das chuvas intensas que atingem os municípios gaúchos e ao reconhecimento do estado de calamidade pública, a tripulação da Ciopaer ajudará no resgate das vítimas das enchentes", afirmou a corporação.
"Desejo boa sorte e ótimo trabalho aos militares cearenses envolvidos nesta operação. O Governo do Ceará não tem medido esforços para ajudar o povo gaúcho a superar este momento de tristeza e dor", escreveu, também, o governador Elmano.
No último sábado (4), o governador havia dito que enviaria bombeiros, cães, embarcações e viaturas para ajudar no enfrentamento à tragédia ambiental no Rio Grande do Sul. Seriam, segundo ele, 12 profissionais do Corpo de Bombeiros, entre mergulhadores, guarda-vidas e especialistas em salvamento em escombros, além de dois cães para auxiliar nas buscas, duas embarcações, três viaturas e outros equipamentos de salvamento.
O Diário do Nordeste entrou em contato com a assessoria do Governo para saber quando essa equipe será enviada e aguarda retorno para atualizar esta reportagem.
Tragédia no RS
Morreram 90 pessoas em cidades do Rio Grande do Sul, na última semana, vítimas de enchentes provocadas por fortes chuvas. O estado gaúcho registra ainda 131 desaparecidos e 362 feridos, segundo balanço da Defesa Civil divulgado nesta terça-feira.