Ex-presidente do Congresso Nacional, o deputado federal cearense Eunício Oliveira (MDB) planeja disputar novamente uma vaga no Senado Federal nas eleições de 2026. O político, que atualmente preside o MDB no Ceará, cogita ainda que o próximo pleito nacional seja o último da sua carreira política.
O parlamentar concedeu entrevista à live PontoPoder nesta quinta-feira (29). Na conversa com o editor de Política do Diário do Nordeste, Wagner Mendes, e com o repórter Igor Cavalcante, o emedebista revelou seus planos políticos a curto e médio prazo.
“Não gosto de antecipar as coisas, até porque (...) vai ter o momento, lá na frente, em que vamos ampliar isso, vamos ver como estará o sentimento do chão da Casa, do Senado, mas obviamente nessa aliança há uma composição política para esse propósito em 2026”, disse.
Eunício Oliveira começou a carreira política nacional em 1998, quando foi eleito deputado federal, cargo que exerceu até 2011. O político também comandou o Ministério das Comunicações no primeiro Governo Lula.
Entre 2011 e 2019, o emedebista foi senador, presidindo a Casa entre 2017 e 2019. No pleito de 2018, ele disputou a reeleição, mas ficou em terceiro lugar na disputa no Ceará. Já em 2022, o cearense obteve 188,2 mil votos, retornando à Câmara.
“Eu já fui deputado, tenho muita honra em ser deputado hoje, mas talvez a eleição a ser disputada em 2026 seja minha última, e o meu desejo é disputar a cadeira de senador para contribuir ainda mais com o meu estado. Espero que na cadeira de senador eu consiga retribuir mais uma vez tudo que o povo do Ceará me colocou nas mãos (...) Então, a eleição de 2026 deve ser a minha última e espero disputar a cadeira de senador”