Legislativo Judiciário Executivo

Alexandre de Moraes diz que democracia será garantida com votação transparente e urnas eletrônicas

Fala do ministro do STF ocorre em meio à tensão das Forças Armadas contra o sistema eleitoral

Escrito por Redação ,
Moraes ao microfone
Legenda: Neste sábado (14), Moraes participa do Congresso Brasileiro de Magistrados,
Foto: Reprodução/TV Bahia

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que a democracia brasileira será garantida com uma votação transparente e através das urnas eletrônicas. A declaração, dada neste sábado (14), ocorre em meio à tensão das Forças Armadas contra o sistema eleitoral brasileiro.

As informações são do G1. 

Veja também

A entidade militar tem sido incitada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) a atacar as instituições democráticas para interferir nas eleições brasileiras. 

"Vamos garantir a democracia no Brasil com eleições limpas, transparentes e por urnas eletrônicas. Em 19 de dezembro, quem ganhar vai ser diplomado nos termos constitucionais, e o Poder Judiciário vai continuar fiscalizando e garantindo a democracia", afirmou o ministro, durante o Congresso Brasileiro de Magistrados, em Salvador.

O ministro também criticou a propagação de fake news e disse que a "internet deu voz aos imbecis". "As milícias digitais produzem conteúdo falso, notícias fraudulentas, e têm o mesmo ou mais acesso que a mídia tradicional", disse.

"A internet deu voz aos imbecis. Hoje, qualquer um se diz especialista, veste terno, gravata, coloca painel falso de livros [no fundo do vídeo] e fala desde a guerra da Ucrânia até o preço da gasolina, além de atacar o Judiciário", afirmou.

"Como não dá para atacar o povo, começaram a atacar os instrumentos que garantem a democracia", completou. 

Nesta semana, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, disse que “nada e ninguém vai interferir na Justiça Eleitoral”. O presidente rebateu afirmando que “as Forças Armadas não estão se metendo nas eleições”.

Assuntos Relacionados