Vereadores de Fortaleza estão preocupados com impacto eleitoral da biometria

De acordo com o desembargador Haroldo Máximo, a preocupação maior do TR E diz respeito à situação da Capital cearense, ainda que outros 55 municípios do Estado também não tenham atingido a totalidade de eleitores cadastrados na biometria

Escrito por Redação ,
Legenda: O atendimento nos dois locais é de segunda a sexta, das 8h às 17h, por ordem de chegada.
Foto: FOTO: Arquivo Diário do Nordeste

Com apenas 52,7% do eleitorado de Fortaleza com cadastro biométrico, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) segue em busca de conscientizar a população sobre a importância do cadastramento. Na manhã desta quarta-feira (15), em evento na Câmara Municipal, o presidente do órgão, desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, apresentou dados que preocuparam alguns vereadores da Casa.

Os parlamentares acreditam que podem ser prejudicados eleitoralmente, caso seus eleitores não realizem o cadastramento. Em alguns bairros da Capital, bases eleitorais de parlamentares, o número de pessoas que realizaram o cadastramento biométrico está aquém do ideal. O vereador Eron Moreira (PP) ficou surpreso ao saber que os logradouros em que tem abrangência eleitoral não atingiram a meta estipulada pelo TRE-CE.  

Outros parlamentares também se atentaram para a situação, e chegaram a se comprometer com uma maior divulgação do recadastramento biométrico entre seus eleitores. “Se vocês colocarem nos bairros onde nós, vereadores, temos trabalho, reduto eleitoral, podemos ‘patrocinar’ um carro de som divulgando esse calendário e dando o apoio logístico”, sugeriu Moreira.

“Isso é interesse nosso. Se continuar assim, eu não vou nem voltar para esta Casa, eu vou tirar apenas metade dos meus votos”, emendou.  O vereador Jorge Pinheiro (DC), membro da Comunidade Católica Shalom, afirmou que vai buscar, junto às igrejas, desempenhar um papel de maior divulgação da importância do ato. Dr. Porto (PSD), por sua vez, sugeriu que a sede da Câmara Municipal fosse utilizada como espaço para que as pessoas pudessem se cadastrar. 

Em Fortaleza, quase 851 mil pessoas ainda precisam realizar o cadastramento biométrico até o dia 29 de novembro, data limite estipulada pelo TRE-CE. De acordo com a coordenadora de cadastro eleitoral do Tribunal, Lorena Belo, são apenas 139 dias úteis para que as pessoas façam seu cadastro. Atualmente, todos os postos de atendimento na Capital, juntos, realizam somente 1.550 atendimentos diários. Para chegar aos 80%, a meta do órgão, seriam necessários 3.720 registros por dia. 

De acordo com o desembargador Haroldo Máximo, a preocupação maior do TRE-CE diz respeito à situação da capital cearense, ainda que outros 55 municípios do Estado também não tenham atingido a totalidade de eleitores cadastrados na biometria. Segundo ele, quase 80% do Estado já está coberto pela biometria.  

“Nossa preocupação com Fortaleza diz respeito à coleta de dado biométrico revisional, porque tem um prazo estabelecido, que é o dia 29 de novembro”, disse. Segundo ele, somente 52,7% do eleitorado da Capital realizou o cadastramento biométrico. 

Consequências

De acordo com o magistrado, o eleitor que não realizar seu cadastramento não poderá votar e nem ser votado nas eleições do próximo ano, além de ser impedido de se inscrever em escolas públicas, de retirar passaporte e não poderá participar de concursos públicos. Até inscrições em programas do Governo Federal, como o Bolsa Família, podem ser canceladas.  

Para os vereadores da Câmara Municipal, a maior preocupação está em não receber votos daquele eleitor impedido de votar. Em 2016, pela primeira vez, o Município de Caucaia atingiu o número de eleitores que permitiu a realização de segundo turno na disputa eleitoral. De acordo com o desembargador Haroldo isso também pode ser revisto, caso o Município tenha uma quantidade considerável de títulos cancelados.

Segundo ele, de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 17h, há atendimentos para cadastro biométrico nas agências do Vapt-Vupt, nos bairros Messejana e Antônio Bezerra, na unidade móvel do TRE no Cambeba e no Parque da Criança. Já das 10 horas às 19h, os eleitores podem se dirigir até os postos instalados nos shoppings Riomar/Kennedy, Benfica, Parangaba e North Shopping Jóquei.  

Em breve, postos de coleta de dados serão instalados nos shoppings Iguatemi, Via Sul, North Shopping Fortaleza, no Campus da Uece/Itaperi e no bairro José Walter.  No encontro com os vereadores de Fortaleza, Haroldo Máximo pediu mais empenho dos legisladores no convencimento do eleitorado. 

Bairros em Fortaleza com até 50% de cadastramento 

Vila Velha, São Gerardo, Sapiranga, José Walter, Maraponga, Itaperi, Jóquei Clube, Antônio Bezerra, Pare Andrade, Rodolfo Teófilo 

Bairros de Fortaleza com mais de 60% de cadastramento 

Jardim Guanabara, Presidente Kennedy, Itaoca, Mondubim, Praia do Futuro, Cambeba, Paupina, Ancuri, Barroso, Passaré 

Cobertura da revisão biométrica por bairro, segundo o TRE-CE

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.