TRE começa a distribuição das urnas eletrônicas para o segundo turno

Inicialmente, só os locais de votação na Capital receberão os equipamentos. No Interior, a distribuição ocorrerá no próximo sábado

A manhã desta quarta-feira foi de grande movimentação no depósito do Centro de Armazenamento e Manutenção de Urnas do Tribunal Regional Eleitoral, no bairro Antônio Bezerra. A Corte iniciou o processo de distribuição das urnas eletrônicas para os 620 locais de votação de Fortaleza para o segundo turno das Eleições. No total, serão distribuídas 5.295 urnas na Capital sendo que 10%, cerca de 500 unidades, vão ser reservadas para necessidade de substituição.  As demais seguem para as 4.870 sessões da cidade. Dessas, 27 são exclusivas para justificativa. 

No Interior, o transporte das urnas só acontece no próprio sábado (27), quando também serão realizados os testes. No total, 21.449 urnas eletrônicas serão utilizadas no Ceará no segundo turno destas Eleições. As equipes de distribuição vão realizar 121 rotas nestes quatro dias, de quarta a sábado. A logística é feita por empresas que participaram e venceram o processo de licitação.

Delegado

Em cada sessão eleitoral, foi designado um delegado de prédio. “Ele foi capacitado para receber e guardar adequadamente essas urnas em um local seguro, de acesso restrito, para que, no sábado, ele possa entregar para as equipes de apoio de cada zona", afirma Ivan Alexandre. 

Cada equipe vai ser responsável, na véspera do pleito, por testar as urnas individualmente. O chefe da seção de urnas esclarece que “esse teste consiste em ligar a urna. Ela, então, cai numa tela de bloqueio que diz que esta urna só funcionará a partir de 7 horas da manhã do dia 28, que é o segundo turno”.

Você tem interesse em receber mais conteúdo de política?