SVM prepara cobertura especial e integrada no dia da votação

Na TV, no rádio, na internet e no jornal impresso. Todos os veículos do SVM levarão até o eleitor as informações mais relevantes sobre a eleição municipal com serviço e análises para que o cearense se sinta parte do processo

Escrito por Redação , politica@svm.com.br
pontopoder eleições
Legenda: Jéssica Welma e William Santos, apresentadores do programa PontoPoder Eleições
Foto: Fabiane de Paula

Uma cobertura integrada e analítica cujo ponto central é o eleitor. É assim que os veículos do Sistema Verdes Mares vão levar aos cearenses as principais informações sobre o primeiro turno das Eleições 2020, que ocorre no domingo (15), dia em que o cidadão cumpre um dos papéis principais em uma democracia: escolher os seus representantes, no caso prefeitos e vereadores.

Na internet - nos mais diversos formatos -, na TV, no Rádio e no jornal impresso. O cearense poderá escolher por onde e em que momento buscará a informação e ela estará à disposição: atual, relevante, analítica e exclusiva. Esse é o nosso compromisso, desde o início do dia, antes mesmo da abertura das seções eleitorais, até o último voto computado nas urnas e divulgado pela Justiça Eleitoral.

A cobertura eleitoral terá mais interação entre os veículos do SVM, tudo para levar até o eleitor as notícias e análises do que for mais relevante. "Dessa forma, a TV Diário fará transmissão para a rádio, a rádio vai dar apoio à TV Diário e assim por conseguinte. Os outros veículos também vão dar suporte ao impresso e à web", explica Ildefonso Rodrigues, diretor de Operações do Sistema Verdes Mares.

Assista ao PontoPoder Eleições dessa quinta-feira (12):

O Diário do Nordeste já iniciou a cobertura da reta final das eleições e terá edições especiais no sábado e no domingo. Já na edição de segunda-feira (16), após a apuração ser finalizada, o veículo trará informações e análises com especialistas sobre os resultados em Fortaleza, na Região Metropolitana e no interior, além do contexto nacional sobre o Brasil que sairá das urnas.

Durante todo o dia, o eleitor ficará bem informado a partir dos demais veículos do Sistema Verdes Mares.

Digital

Na internet, a plataforma PontoPoder - especializada na cobertura política - trará atualizações em tempo real sobre o pleito, com repórteres nas ruas dos principais municípios cearenses, bem como o dia da votação e a atuação das forças de segurança para coibir possíveis abusos eleitorais e sanitários, uma vez que as aglomerações estão impedidas de acontecer em todo o Ceará.

O portal do Diário do Nordeste também fará atualizações, com informações mais consolidadas sobre os fatos de maior repercussão no dia do voto. Se o eleitor ainda tiver alguma dúvida sobre como funcionarão as eleições deste ano, no contexto da pandemia da Covid-19, no próprio site do Diário, o robô Intera tira dúvidas que podem vir a surgir antes de o eleitor comparecer às urnas.

arte

Quando as urnas forem fechadas, a partir das 17h, o site do Diário do Nordeste mostrará, em tempo real, o resultado das eleições voto a voto, com a ferramenta de personalização e com foco no mobile.

"Vamos ter um conteúdo multiplataforma adaptado para todas as linguagens, desde o meio impresso até as plataformas digitais, rádio e TV", diz o editor do núcleo de Política do Sistema Verdes Mares, Inácio Aguiar.

Diretora digital do Sistema Verdes Mares, Ívila Bessa afirma que a experiência do usuário influenciou toda a decisão editorial para as plataformas virtuais. "Os produtos digitais do SVM atuaram para facilitar a vida do eleitor no processo eleitoral, como um todo. Inovamos em funcionalidades e linguagens, tudo em prol do leitor", ressaltou.

Televisão e rádio

Para quem prefere ficar de frente para a TV ou colado no rádio, também tem programação especial nos veículos do SVM. Na TV Verdes Mares, às 6h30, vai ao ar o programa Especial Eleições 2020. Ao longo do dia, haverá flashes nos intervalos e pequenos programas durante a grade.

"O objetivo da cobertura de domingo é permitir que o eleitor tenha informação antes do início da votação e até o final da apuração, com a definição. Nosso objetivo é levar essa informação de forma clara, objetiva, disponível nas nossas plataformas", reitera o diretor de Jornalismo da TV Verdes Mares, Gustavo Bortoli.

Já na TV Diário, a partir de 8h, haverá programas de 10 minutos a cada hora, com repórteres ao vivo mostrando como estão as seções eleitorais. Às 17h, entra no ar o PontoPoder Eleições, ao vivo, mostrando o dia de votação e os resultados da apuração em tempo real. O programa terá participação de especialistas e análise abrangente sobre os novos prefeitos e vereadores.

"O PontoPoder Eleições, na TV Diário, é um grande diferencial de cobertura nestas eleições porque, pela primeira vez, foi feito um programa especificamente para tratar da cobertura do pleito de 2020", ressalta Ildefonso Rodrigues.

Além da TV Diário, a transmissão também se dará pelos canais do YouTube do PontoPoder, da Rádio Verdes Mares e do Diário do Nordeste.

Na Rádio, inclusive, o programa também será transmitido. Além dele, a programação da Verdinha conta com boletins ao longo do dia, a fim de sanar todas as dúvidas do eleitorado e mostrar como estão as seções eleitorais durante o dia de votação.

Termos relevantes sobre o dia votação serão debatidos no podcast PontoPoder Cafezinho, disponível nas plataformas digitais.

"O leitor, o telespectador e o ouvinte terão nos veículos do Sistema Verdes Mares todas as informações e as análises que precisam para entender o que é esse dia da democracia, no qual todo mundo, em meio a uma pandemia, tem que sair às ruas para poder escolher os seus representantes", explica Inácio Aguiar.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.