Sertão Central: Quixadá tem último dia de campanha com movimentação discreta nas ruas

Poucos militantes portavam bandeiras na Praça do Leão, no Centro da Cidade, onde estão localizados os comitês dos candidatos com as maiores coligações

Escrito por Fernando Maia , fernando.maia@svm.com.br
Legenda: Dois dois candidatos em Quixadá - Ilário Marques e Ricardo Silveira - votam em seções eleitorais próximas. Só a Rua Pascoal Crispino separa o colégio do clube
Foto: Kid Júnior

Ao contrário do que se poderia imaginar, dado o acirramento de semanas atrás, a campanha eleitoral de Quixadá, no Sertão Central do Ceará, foi concluída, pelo menos até o fim da tarde deste sábado (14), de forma tranquila. Nos comitês dos dois candidatos a prefeito com as maiores coligações, Ilário Marques (PT), que tenta a reeleição, e Ricardo Silveira (PSD), a movimentação na véspera da eleição é discreta.

Poucos militantes portavam bandeiras na Praça do Leão, no Centro da Cidade, onde estão localizados os dois comitês. A disputa, a exemplo do que ocorre em outros municípios, está restrita praticamente às redes sociais.

O juiz da 6ª Zona Eleitoral, que engloba os municípios de Quixadá, Banabuiú, Choró e Ibaretama,  Welithon Alves de Mesquita, fez cumprir a Resolução 789/2020 do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), publicada no último dia 4 de novembro. De acordo com a norma legal, estão proibidos comícios, bandeiraços, passeatas, caminhadas, carreatas e similares, ainda que no formato drive-thru ou drive-in, em espaços abertos e semi-abertos, que provoquem aglomerações.

Segundo o assistente do cartório da 6ª Zona Eleitoral, Emanoel Ferreira, "após reunião com as lideranças políticas locais, ficou estabelecido que, por conta da pandemia, as campanhas seriam mais comedidas e respeitariam a lei".

Lei Seca

Somente neste sábado, o juiz Welithon Alves Mesquita assinou a portaria  Nº 6/2020 da 6ªZE, estabelecendo a lei seca de zero hora até 17h deste domingo (15). O cartório concluiu a distribuição e checagem das 334 urnas eletrônicas nos quatro municípios.

Um detalhe curioso é que, em Quixadá, há 84 locais de votação, 219 seções eleitorais, e um quantitativo de 55.981 eleitores. Apesar das mais de duas dezenas de seções, é possível que os dois candidatos com as maiores coligações se encontrem durante a votação.

É que o atual gestor, Ilário Marques (PT) vota no Balneário Cedro Clube, que fica defronte ao Colégio Sagrado Coração de Jesus, onde votará seu principal opositor, Ricardo Silveira (PSD). Ambos devem comparecer às urnas na parte da manhã. Além dos dois, disputam a Prefeitura César Augusto (MDB), Cícero Freitas (Rede) e Sérgio Onofre (Cidadania).

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.