Senadores cearenses repercutem eleição de Rodrigo Pacheco à presidência da Casa

Cid Gomes (PDT) e Eduardo Girão (Podemos) usaram as redes sociais para comentar a eleição do senador mineiro à presidência do Congresso Nacional

Escrito por Redação ,
cid e girão
Foto: Agência Senado

A eleição Rodrigo Pacheco (DEM-MG) à presidência do Senado Federal gerou repercussões entre os senadores cearenses Cid Gomes (PDT) e Eduardo Girão (Podemos), que tiveram posições distintas em relação ao pleito e comentaram o resultado em suas redes sociais. Enquanto um elogiou a capacidade do novo presidente de aglutinar forças distintas dentro do espectro político, foi esse justamente o alvo da crítica do outro parlamentar.

Cid Gomes escreveu em sua conta no Twitter:

“O Senado Federal escolheu, por 57 votos, o senador Rodrigo Pacheco para presidir os trabalhos no biênio 2021-2022. Desejo sorte ao senador e acredito que ele marcará sua gestão por independência e por respeito às minorias que lá militam”.

Veja também

Cid já havia declarado apoio à eleição de Pacheco em entrevista recente ao Diário do Nordeste. “O arco de forças que está em torno da candidatura do Rodrigo, muito em função do Davi (Alcolumbre), porque ele foi um presidente habilidoso, é muito eclético. Você vai ter desde um partido em que está filiado o filho do presidente (da República) até o PT, passando pelo PDT. Mais do que uma notícia de que tem o apoio do Bolsonaro, a gente sabe que o Rodrigo tem um comportamento, ao longo desses dois anos, que é de independência, que é o que nós queremos”, afirmou o senador.

Tom crítico

Eduardo Girão, que declarou abertamente voto a Simone Tebet na eleição desta segunda-feira (1º), adotou tom crítico em relação ao resultado. Em sua conta no Instagram, escreveu:

“As razões que me levaram a declarar o voto nela mesmo sabendo que teria poucas chances tendo em vista o jogo bruto absurdo do toma lá dá cá protagonizado pelo Poder Executivo, foi a necessidade de contribuir para a ruptura do continuísmo a partir de uma gestão sofrível do presidente Davi Alcolumbre e discordar profundamente que o Senado tenha sua independência comprometida a partir de conchavos políticos com forças completamente antagônicas, que uniram , acredite: desde o PT ao presidente da República...Algo muito estranho e incoerente sob o ponto de vista do bom senso e da razão”.

Ainda assim, Girão desejou “sucesso” ao colega e afirmou que as críticas não eram pessoais. 

Tentamos contato com senador Tasso Jereissati (PSDB), por meio de sua assessoria de imprensa, mas não obtivemos êxito até a publicação dessa reportagem. O senador tucano também havia declarado apoio à candidatura de Simone Tebet, a quem comparou à presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos. “Simone Tebet será a nossa Nancy Pelosi", escreveu, também usando as redes sociais.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.