Secretários: indicação de deputados altera bancadas antes mesmo da posse

A indicação de Mauro Filho para o Planejamento e Zezinho Albuquerque para Cidades abre espaço para Aníbal Gomes na Câmara dos Deputados e Lucílvio Girão na Assembleia Legislativa. Outros deputados eleitos podem ser convocados

Escrito por Redação ,

A formação do secretariado do governador Camilo Santana (PT) acabou por alterar a composição da bancada cearense em Brasília e da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) antes mesmo da posse de seus novos integrantes. Com a indicação de Zezinho Albuquerque (PDT) para a Secretaria das Cidades, Lucílvio Girão (PP) assumirá uma cadeira no parlamento estadual, e com a ida de Mauro Filho (PDT) para a Secretaria de Planejamento, Aníbal Gomes (DEM) deve ser empossado como deputado federal. Nenhum dos dois é novato na vida pública. Pelo contrário.

Lucílvio Girão 

Foto: José Leomar

Apesar de não ter sido reeleito este ano, está na vida pública desde 1992, acumula três mandatos como vereador por Fortaleza, tendo sido eleito pela primeira vez para o Parlamento estadual desde 2002. Teve 42 mil votos na disputa deste ano.

Aníbal Gomes

Foto: Diogo Xavier / Câmara dos Deputados

Foi eleito seis vezes como deputado federal. É irmão do deputado estadual Manuel Duca (PDT) e de Rossana Borborema, ex-vice-prefeita de Acaraú, cidade da qual foi prefeito entre 1989 e 1992. Na eleição deste ano obteve 78,9 mil votos

As mudanças podem não ser as únicas. Há a possibilidade de Camilo convocar outros parlamentares para garantir a manutenção de outros nomes nas Casa Legislativas, como Gorete Pereira (PR) - responsável por levar o partido, então o principal da oposição, para a base governista - e Manuel Duca.

Presidência

As nomeações também alteram o cenário na eleição para a Mesa Diretora da AL-CE, já que Zezinho, atual presidente da Casa, era cotado para um novo mandato à frente do parlamento estadual. Com a saída, os nomes mais cotados são os de Tin Gomes, Evandro Leitão e José Sarto, todos do PDT. Correndo por fora, é apontado o nome do novato na Casa e atual presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Salmito Filho, também do PDT.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados