Saída de Moro do Governo Bolsonaro é destaque na mídia internacional

Trajetória do ex-juiz e ministro é relembrada por veículos de imprensa de Estados Unidos, América Latina e Europa. Por outro lado, imagem do presidente Jair Bolsonaro sai arranhada na cobertura da imprensa estrangeira

Escrito por Redação , politica@svm.com.br
Legenda: Jair Bolsonaro fez pronunciamento horas depois da saída de Moro para desmentir o ex-ministro
Foto: Foto: Carolina Antunes/PR

A saída do ex-juiz Sérgio Moro do governo Jair Bolsonaro repercute também no exterior. O pedido de demissão fez do ex-ministro, que acusou o presidente de interferir na Polícia Federal para ter acesso a informações sigilosas, o assunto do dia, tendo forte repercussão na imprensa internacional.

Reportagem da revista americana Forbes, focada no mundo dos negócios, destacou a queda da Bolsa brasileira em meio ao pedido de demissão do agora ex-ministro da Justiça e Segurança Pública.

No texto, a publicação afirma que o governo de Jair Bolsonaro "acabou de perder sua maior estrela", que "alcançou a fama" como juiz responsável pelas investigações da corrupção da Petrobras, e que "levou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à cadeia e Jair Bolsonaro à presidência do Brasil".

A Forbes explica que Moro deixa o Governo por não concordar com a saída do chefe da Polícia Federal - a "versão brasileira do FBI" - já que Bolsonaro quer "mais controle sobre essa divisão", ideia não aprovada por Moro. A revista destaca que o agora ex-ministro "sinalizou que Bolsonaro estava interferindo em investigações".

A rede americana ABC News também comentou o episódio. "Moro supervisionou uma grande investigação sobre corrupção, que expôs bilhões em propinas e terminou na prisão de muitos empresários e políticos poderosos".

O americano The Washington Post também deu espaço para a saída de Moro, dizendo que o ex-ministro tem uma grande fama de lutar contra a corrupção.

América Latina

Na Argentina, o Clarín trouxe em sua página principal o destaque sobre o Brasil, "um símbolo da Lava Jato: renuncia o ministro Sérgio Moro em confronto com Jair Bolsonaro". O La Nación, também mostrou a foto de Bolsonaro e Moro na 1ª página do site, com a manchete "Crise: super ministro renuncia e faz duras acusações contra Bolsonaro".

No Chile, o La Tercera destaca os "desencontros" entre Bolsonaro e Moro e a tentativa do presidente brasileiro de "interferir na Polícia Federal".

No Uruguai, o El País ressaltou as críticas de Sérgio Moro ao presidente brasileiro e "as pressões políticas não apropriadas" de Bolsonaro para "proteger os filhos". O jornal cita a investigação contra Flávio Bolsonaro no Rio.

Na Europa

O The Guardian, um dos principais jornais do Reino Unido, afirmou que a saída do ministro cria um conflito político importante no momento em que o Brasil luta para conter a pandemia do novo coronavírus. Lembra que Moro é um herói para grande parte da direita brasileira e uma figura criticada pela esquerda.

A reportagem cita ainda que, minutos depois do anúncio de Moro, já havia sinais de que Bolsonaro estava perdendo apoio com panelaços nas principais cidades brasileiras, incluindo em áreas fortemente pró-Bolsonaro no Rio de Janeiro e em São Paulo. O mesmo cenário ocorreu durante pronunciamento do presidente para desmentir as acusações de Moro.

O francês Le Figaro noticiou que Moro saiu após ingerências políticas de Jair Bolsonaro na Polícia Federal. Afirma que o ministro teve promessa de trabalhar "com carta branca", que não foi cumprida por Bolsonaro. "A mudança de chefe da Polícia Federal sem causa real é uma interferência política que mina minha credibilidade e a do Governo", afirmou Moro, em trecho citado pela reportagem.

Autonomia em destaque

Na maioria das matérias publicadas sobre a saída de Sérgio Moro, a necessidade de autonomia foi citada. Assim como, as citadas interferências do presidente Jair Bolsonaro no Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Saída de Mandetta

A demissão de Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde até semana passada, foi lembrada pela revista “Spiegel”, da Alemanha, que ressaltou o fato de o Governo brasileiro ter duas saídas de ministros em pouco tempo.

Família do presidente

O “Corriere Della Sera”, da Itália, lembrou que investigações da Polícia Federal chegavam perto dos filhos de Bolsonaro. E que esse fato aumenta a crise 
no Governo. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.