PSC homologa os seus nomes e apoio ao PT

Escrito por Redação ,
A maioria dos partidos fará mesmo a escolha dos seus candidatos nos dois últimos fins de semana deste mês

O Partido Social Cristão (PSC) realizou na manhã de ontem sua convenção, quando homologou as candidaturas de 65 candidatos a vereadores pela legenda. De acordo com o presidente municipal do partido, Wellington Saboia, a intenção da agremiação é fazer até quatro parlamentares para a Câmara Municipal de Fortaleza. No encontro, realizado na auditório da Câmara Municipal, foi oficializado o apoio ao candidato do Partido dos Trabalhadores à Prefeitura Municipal, Elmano de Freitas.

Filiados ao PSC reunidos em convenção, ontem, no plenário da Câmara Municipal de Fortaleza. O candidato do partido a prefeito é o do PT FOTO: ALEX COSTA

A maioria dos 29 grêmios partidários, com representação no Ceará, deverá estar apoiando as candidaturas que já foram colocadas até então. PSB, PT, PDT, PSDB, DEM, PSOL e PCdoB se comprometeram a encabeçar chapas e afirmaram ter candidaturas próprias e já estão em constantes conversações com pelo menos 17 legendas para a realização de alianças. PSTU, PSDC, PCO, PRP e PPL ainda não se posicionaram sobre apoio a demais agremiações, nem a respeito de candidatura própria.

A primeira coligação que deverá fazer a homologação de seus candidatos a prefeito e vereadores será a encabeçada pelo PSB do governador Cid Gomes, que fará seu encontro no dia 23, na quadra de esportes do colégio Evolutivo Capital, na Av. Heráclito Graça, 826, no Centro da cidade. O PMDB já confirmou que irá dar apoio ao candidato à prefeito que será escolhido neste dia pelos filiados do partido e fará convenção conjunta com os socialistas.

Ainda estão disputando a vaga no PSB, o ex-secretário especial da Copa, Ferruccio Feitosa; o presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cláudio; e o vereador Salmito Filho. Além de PMDB, o PTB já confirmou apoio à candidatura do nome do PSB à Prefeitura. Outros partidos, como: PRB, PHS, PSL, PMN, PRTB e PSD também sinalizam um apoio ao nome socialista e deverão participar da convenção do PSB que começará às 9 horas e durará todo o dia.

Próximas

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) realiza no mesmo dia, a partir das 9 horas, na sede da legenda, sua convenção e homologação do nome de advogado Renato Roseno como candidato à prefeito de Fortaleza. Na próxima segunda-feira, a agremiação formalizará o apoio do PCB que marchará mais uma vez com os socialistas.

No dia seguinte, no domingo, quem realizará seu encontro é o Partido Democrático Trabalhista (PDT), que apresentará seu candidato à prefeito, o deputado estadual Heitor Férrer e seu vice, o empresário e presidente do PPS, Alexandre Pereira. Até o momento, somente os pedetistas fecharam acordo e apresentaram o nome à vice-prefeito. Os demais ainda discutem na coligação a construção de um nome. O encontro do PDT acontecerá no ginásio do Náutico Atlético Cearense, na Beira Mar.

Ginásio

Os demais partidos que já se dispuseram a disputar as eleições majoritárias em Fortaleza deixaram para última hora a apresentação e homologação de seus candidatos, principalmente, por conta das conversas de bastidores que ainda estão acontecendo. O Partido dos Trabalhadores, que é comandado pela prefeita Luizianne Lins, realizará sua convenção no Ginásio Paulo Sarasate e conta, até o momento, com os apoios de PV, PTN, PSC, PTdoB, PTC, e, possivelmente do PR. O PT tem como pré-candidato, o ex-secretário de Educação, Elmano de Freitas.

No mesmo dia, o PCdoB, que tem como pré-candidato o senador Inácio Arruda, irá realizar sua reunião, a partir das 9 horas, no ginásio do Náutico Atlético Cearense. A agremiação conta até então com a adesão do Partido Progressista, mas esse ainda está em conversa com demais partidos, para saber se irá mesmo com o PCdoB.

A convenção do PSDB acontecerá, dia 30, provavelmente, segundo o presidente estadual da sigla, Marcos Cals, na Casa de Forró Danadim, na Maraponga. Os tucanos ainda aguardam um posicionamento do DEM sobre fazer ou não uma aliança.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.