Procuradora recebe o inquérito da Federal

Escrito por Redação ,
O Ministério Público Federal (MPF) no Ceará já está de posse do inquérito policial resultante da operação Gárgula, realizada por agentes da Polícia Federal em municípios cearenses. A operação investiga um suposto desvio de recursos públicos federais por um esquema de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro entre empresas e agentes públicos de municípios cearenses.

As investigações tiveram início em 2008, porém, a operação só foi deflagrada em dezembro de 2009, com o cumprimento de 15 mandados de prisão e mais 48 mandados de busca e apreensão, autorizados pela Justiça Federal nos municípios de Eusébio e Aquiraz, na Região Metropolitana, e Guaramiranga, no maciço de Baturité e em Fortaleza onde estava escritório de empresas investigadas.

O trabalho de investigação foi feito em parceria entre a Polícia Federal, a Receita Federal, a Controladoria Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU).

Embora esteja em segredo de Justiça, o inquérito, segundo a assessoria do MPF, já foi concluído pela autoridade policial, e está nas mãos da procuradora federal Maria Candelária Di Ciero, que analisa a documentação e vai decidir se o transformará ou não em ação judicial.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.