Prefeitura promete antecipar diagnóstico de casos graves de Covid-19 nos postos de saúde da Capital

A gestão municipal iniciou a entrega de equipamentos nos postos de saúde para medir os impactos da doença nos pulmões

Escrito por Redação ,
Legenda: Prefeito Roberto Cláudio anunciou as medidas em live nas redes sociais
Foto: Crédito: Reprodução

O prefeito Roberto Cláudio (PDT) anunciou, nesta quarta-feira (22), que o Município começou a distribuir pelo menos dois oxímetros de pulso em cada posto de saúde da cidade para identificar precocemente casos de pacientes infectados com o coronavírus que podem evoluir para um quadro grave. 

De acordo com o prefeito, que é médico, o equipamento vai medir a saturação do oxigênio no sangue, identificando se o pulmão já tem algum grau de sofrimento por consequência da Covid-19.

Roberto Cláudio disse que os pacientes considerados como casos leves serão testados para antecipar diagnóstico, agilizando a internação para evitar que pacientes cheguem a óbito. "Mesmo pacientes com sintomas bem leves já podem ter algum tipo de comprometimento pulmonar. A identificação precoce pode ajudar a mudar o prognóstico", disse o gestor, em transmissão ao vivo nas redes sociais.

Ainda segundo Roberto Cláudio, o Município está adquirindo novas Unidades de Terapia Intensiva móveis (UTIs) para socorrer os casos de fortalezenses com a Covid-19.

Na transmissão, o prefeito anunciou também a abertura de mais dez leitos de UTI no Instituto Dr. José Frota 2. Agora, segundo a gestão municipal, são 50 leitos com capacidade de respiração mecânica para os casos mais graves da doença. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados