PontoPoder Eleições inicia entrevista de candidatos à Prefeitura de Fortaleza nesta segunda (12)

A partir desta segunda-feira (12), o eleitor vai conferir na TV Diário, no site do Diário do Nordeste e no PontoPoder entrevistas sobre os projetos dos candidatos para o futuro da Capital e os temas relevantes da atualidade

Escrito por Redação ,
Legenda: PontoPoder Eleições inicia, nesta segunda (12), série de entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Fortaleza

Uma semana após estrear na grade de programação da TV Diário, o programa PontoPoder Eleições inicia, a partir de hoje (12), uma série de entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Fortaleza. O objetivo é abrir espaço para que eles apresentem suas propostas para o futuro da cidade e ajudem o eleitor a escolher um representante. O programa é exibido de segunda a sexta-feira, às 21h55, com transmissão simultânea no site do Diário do Nordeste e no canal do PontoPoder no Youtube.

Regras

Um dos critérios para a participação dos candidatos nas entrevistas será a Lei 9.504/97, alterada pela Lei 13.488/17, que trata das regras do debate eleitoral. A legislação considera como candidatos aptos aqueles filiados ao partido político com representação de, no mínimo, cinco parlamentares na Câmara dos Deputados e que tenham requerido o registro de candidatura na Justiça Eleitoral.

As entrevistas começam, nesta segunda-feira (12) e seguem até o próximo dia 21 de outubro. Os candidatos aptos a participarem serão entrevistados por jornalistas do Sistema Verdes Mares. Cada postulante terá o tempo de 15 minutos para o debate sobre temas relevantes para a cidade, como saúde, educação, segurança, geração de emprego e renda, entre outros assuntos.

Os candidatos que não atenderem às regras da legislação eleitoral terão entrevistas compensatórias, de um minuto, nos dias 22 e 23 de outubro. A ordem das entrevistas foi definida por sorteio, em reunião remota com representantes de todos os partidos políticos. O primeiro candidato a discutir suas propostas para a cidade na série de entrevistas será Anízio Melo, do PCdoB. 

Transmissão 

As entrevistas realizadas pelo programa PontoPoder Eleições serão exibidas na TV Diário e, simultaneamente, no site do Diário do Nordeste, com cobertura ampla na plataforma especializada de Política do Sistema Verdes Mares: o PontoPoder, além da transmissão no canal do Youtube da plataforma. 

As entrevistas realizadas com os candidatos na sede do Sistema Verdes Mares seguirão os protocolos de segurança sanitária, em razão da pandemia da Covid-19. 

Cada candidato poderá ser acompanhado por apenas um convidado. O candidato ficará isolado em uma sala, durante a entrevista. Além disso, uma série de medidas serão adotadas para garantir a segurança dos participantes, bem como dos profissionais que vão trabalhar na cobertura, como a aferição da temperatura, a utilização do álcool em gel e o uso obrigatório da máscara.

Checagem

As entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Fortaleza terão ainda um olhar diferenciado na cobertura jornalística, com o projeto Pela Palavra. Em parceria com a agência Lupa, um dos mais importantes grupos de checagem de informação do país, uma equipe de repórteres do Sistema Verdes Mares vai conferir as informações divulgadas pelos postulantes que despertem dúvidas sobre a veracidade.

Toda semana, até o dia das eleições, matérias com o selo Pela Palavra serão publicadas nos veículos e redes sociais do Sistema Verdes Mares. As sugestões podem ser enviadas por meio do WhatsApp do VC Repórter: (85) 98899.9597. Com alguma dúvida sobre a veracidade de informação que tenha recebido, o leitor pode sugerir a verificação por meio desse canal.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.