Ponto Poder Eleições estreia na TV Diário e nas plataformas digitais

O novo programa traz uma cobertura especial do pleito no Ceará. Ontem, foram abordados o panorama das candidaturas nos principais municípios, dúvidas do eleitor, a preocupação com as aglomerações e outros temas

Legenda: Programa comandado pelos jornalistas Jéssica Welma e William Santos estreou ontem
Foto: Gustavo Pellizzon

Foi dada a largada à cobertura especial das eleições municipais de 2020 pelo Sistema Verdes Mares (SVM). Ontem, foi dia de estreia do PontoPoder Eleições, programa sobre os temas que envolvem a disputa eleitoral, com foco no eleitor. O PontoPoder Eleições é exibido de segunda a sexta-feira, às 21h55, na TV Diário, no YouTube e nas plataformas digitais do Diário do Nordeste.

Com uma linguagem fácil e uma cara jovem, a apresentação do programa fica a cargo dos jornalistas Jéssica Welma e William Santos, que integram a equipe de Política do SVM. Repórteres, editores e colunistas de Política também participam da atração.

Uma série de quadros foram pensados para o programa. Na estreia, foram apresentados o “Eleitor é Quem Manda”, um espaço para a população fazer perguntas e manifestar opiniões sobre as eleições municipais; e o “Descomplicando”, que explicou, no programa de estreia, a eleição para vereador. O quadro também deve abordar como funciona o sistema eleitoral, a organização dos partidos políticos, candidaturas, as obrigações de um vereador e prefeito – tudo de uma maneira fácil e dinâmica.

Repercussão

Analistas políticos comentaram o programa de estreia. Para o cientista político Cleyton Monte, que é professor universitário e pesquisador do Laboratório de Estudos sobre Política, Eleições e Mídia (Lepem) da Universidade Federal do Ceará (UFC), uma das características mais úteis do jornalístico é a “linguagem bastante apropriada para a discussão direta com o público eleitor”.

“O formato é muito interessante porque é leve, objetivo, claro, é voltado para o eleitor mesmo. E faz um giro não só por Fortaleza, mas pelos principais municípios do interior. E traz temas que são importantes para o eleitor, como saber o que um vereador faz, como vai ser a eleição nessa pandemia, mostrar que candidatos e eleitores estão se aglomerando”, destacou, mencionando assuntos abordados na edição de estreia.

Para a cientista política Monalisa Soares, que também é professora da UFC e pesquisadora do Lepem, a linguagem “fácil” na abordagem das regras estabelecidas pela legislação eleitoral é o ponto-chave do PontoPoder Eleições.

“O didatismo com que vocês estão apresentando regras pouco entendíveis para a população, de distribuição do tempo, de como se elege, a própria mudança de regra para a eleição do Legislativo. Dois quadros me chamaram muito a atenção: ‘O Eleitor é Quem Manda’ e o ‘Descomplicando’, porque são serviços públicos”, ressaltou.

Além disso, na edição de ontem, o PontoPoder Eleições mostrou a agenda de campanha do dia dos candidatos a prefeito de Fortaleza e um panorama do pleito em Caucaia, que é o segundo maior colégio eleitoral do Estado.
As aglomerações registradas em eventos políticos também foram discutidas.

Em alguns municípios, o Ministério Público do Ceará já abriu procedimento para investigar postulantes ao pleito, bem como dirigentes partidários e outros envolvidos nos desrespeitos às normas sanitárias. As aglomerações podem configurar crime contra a saúde pública, cabível de punição.

Ao longo da semana, será possível conferir também outros quadros no PontoPoder Eleições, alguns inclusive com um toque de bom humor. 

O objetivo é deixar o eleitor por dentro do cenário eleitoral, para que ele saiba como tudo deve ocorrer diante do cenário de pandemia por conta da Covid-19. Compreendendo a importância de ir às urnas e reivindicar direitos, bem como fazer cobranças aos candidatos, o PontoPoder Eleições pretende deixar o espectador bem informado, acompanhando-o até o dia da escolha para prefeito e vereador.

Programação

O programa vai trazer a agenda diária dos candidatos à Prefeitura de Fortaleza e a cobertura da campanha também em outros importantes municípios do Estado. Haverá, ainda, debate entre os postulantes, notícias, análise de conjuntura, reportagens e quadros especiais. O PontoPoder Eleições também é exibido, simultaneamente, no canal do PontoPoder no Youtube.

PontoPoder Eleições
De segunda a sexta, às 21h55, na TV Diário, nas plataformas  digitais do Diário do Nordeste e no canal PontoPoder no Youtube.

Mais notícias
Você pode acompanhar, ao longo do dia, a cobertura da campanha eleitoral no Ceará por meio do site pontopoder.com.br.

Quero receber conteúdos exclusivos sobre política

Assuntos Relacionados