Pesquisa Ibope: 31% querem candidato que mantenha 'alguns programas', mas mude muita coisa na gestão

Eleitores mais novos apresentam desejo por mudanças, enquanto mais velhos optam por continuação da administração atual

Escrito por Redação ,

A segunda Pesquisa Ibope à Prefeitura de Fortaleza, divulgada na última terça-feira (3), mostra que 31% dos entrevistados gostariam que o próximo prefeito de Fortaleza "mantivesse apenas alguns programas, mas mudasse muitas coisas". Para 24% dos eleitores que participaram, a próxima gestão municipal deve "mudar totalmente" a administração da cidade.

> Sarto tem 29%; Capitão Wagner, 27%; Luizianne Lins, 24%

> Veja simulações do 2º turno com os 3 primeiros colocados da pesquisa Ibope em Fortaleza

O Ibope perguntou “Pensando agora na maneira de administrar, o(a) sr(a) pessoalmente gostaria que fosse eleito para Prefeito de Fortaleza um candidato que:”. As opções apresentadas foram: Mudasse totalmente a administração do município; Mantivesse só alguns programas, mas mudasse muita coisa; Fizesse poucas mudanças e desse continuidade para muita coisa; Desse total continuidade à administração atual; Não sabe/Não respondeu. 

Confira os números:

  • Mudasse totalmente a administração do município: 24%
  • Mantivesse só alguns programas, mas mudasse muita coisa: 31%
  • Fizesse poucas mudanças e desse continuidade para muita coisa: 17%
  • Desse total continuidade à administração atual: 22%
  • Não sabe/Não respondeu: 6%

Eleitores mais jovens defendem que o próximo gestor mantenha políticas, mas proponha mudanças. Já os eleitores mais velhos querem que a administração atual seja totalmente continuada pelo prefeito eleito. Pessoas com escolaridade até o ensino fundamental responderam, em sua maioria, que querem uma continuidade total da gestão atual. Enquanto isso, a maioria dos eleitores com ensino médio e superior desejam o mantimento de programas, mas ainda querem mudanças em várias áreas.

A pesquisa foi encomendada pela TV Verdes Mares e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número CE-08692/2020. Este é o segundo levantamento feito pelo Ibope sobre intenções de voto dos candidatos à Prefeitura de Fortaleza desde o começo da campanha eleitoral. 

O Ibope ouviu 805 eleitores entre domingo (1º) e esta terça-feira (3). A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isto quer dizer que a probabilidade de os resultados retratarem o atual momento eleitoral é de 95%, considerando a margem de erro.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados