Na 1ª semana de campanha, candidatos se concentram no Centro

Mais da metade dos prefeituráveis na Capital esteve em pontos do bairro para cumprir agenda de campanha e ouvir demandas do eleitor. A região é o principal polo econômico do setor de serviços e comércio de Fortaleza

Escrito por Igor Cavalcante e Alessandra Castro ,
fotografia
Legenda: Sarto Nogueira (PDT) visitou o IJF 2 com o prefeito Roberto Cláudio; Capitão Wagner (Pros) fez campanha em reduto varejista
Foto: José Leomar

Com atividades distribuídas em diversos bairros de Fortaleza, os candidatos a prefeito da Capital tiveram uma agenda em comum ao longo da primeira semana de campanha: visitar o Centro da Cidade. Mais da metade dos postulantes foi ao local em busca do eleitor. 

Ontem, foi a vez de dois candidatos transitarem pela região. O deputado estadual Sarto Nogueira (PDT) visitou o recém-inaugurado IJF 2. Ele chegou ao local acompanhado do vice de chapa, Élcio Batista (PSB), e do prefeito da Capital, Roberto Cláudio (PDT). Foi a terceira unidade de saúde que candidato visitou em cinco dias de campanha. 

“Sem sombras de dúvida (a saúde) será uma prioridade. Como médico que sou, conheço a saúde de Fortaleza, muito especialmente na periferia. Então fiz questão de visitar esses equipamentos, que são avanços importantíssimos para a Cidade”, disse. 

Ainda falando das ações na área de saúde, ele destacou a parceria entre Governo do Estado e Prefeitura na pandemia da Covid-19. “Uma parceria que tem se mostrado benéfica para Fortaleza em todos os quadrantes”, disse. 

Centro 

No Buraco da Gia, também no Centro, Capitão Wagner (Pros) conversou com comerciantes e ouviu demandas da população. Acompanhado de sua vice de chapa, Kamila Cardoso (Podemos), ele aproveitou para criticar a atual gestão municipal que, segundo ele, “burocratizou” o setor comercial. “Tanto é que grandes pontos comerciais perderam sua pujança, como a Monsenhor Tabosa e a Bezerra de Menezes”, apontou. 

Em conversa com empresários locais, o candidato prometeu revogar a Lei de Alvarás, caso seja eleito. “O desafio será criar emprego e renda na Cidade. Temos projetos isentando toda nova empresa de Fortaleza dos tributos municipais no primeiro ano”, afirmou. 

Em busca de votos 

O primeiro candidato a estrear a campanha no Centro, neste ano, foi o deputado estadual Heitor Férrer (SD). Já no domingo (27), primeiro dia de campanha, ele visitou o restaurante Raimundo dos Queijos. No dia seguinte, andou pelas ruas do bairro e aproveitou para cumprir a tradicional atividade dos candidatos em ano eleitoral: comer um pastel e tomar caldo de cana. 

Na terça (29), foi a vez de Heitor Freire (PSL) caminhar no entorno da Catedral e ouvir as demandas de vendedores ambulantes e outros profissionais da região. Na quarta-feira (30), a estreante na disputa, Paula Colares (UP) fez ato na Praça do Ferreira. Hoje, Renato Roseno (Psol) deve fazer panfletagem na região. 

Auxílio emergencial

Ontem, outros atos de campanha também foram registrados. Heitor Freire esteve visitando a comunidade do Dendê, no bairro Edson Queiroz, onde defendeu a criação de um auxílio emergencial permanente de R$ 600 para a população mais vulnerável da Cidade. Já Célio Studart visitou o Instituto do Coração da Criança e do Adolescente (InCor Criança), onde reforçou o seu compromisso com a Primeira Infância.

Assembleia

Apesar da agenda de campanha, os candidatos José Sarto, Heitor Férrer e Renato Roseno participaram ontem da sessão da Assembleia Legislativa, onde atuam como parlamentares. O plenário da Casa, no entanto, não teve muito movimento no dia.

Gravações

Ainda ontem, Luizianne Lins (PT) e Heitor Férrer aproveitaram o dia para fazer gravações para material de campanha que será publicado em suas redes sociais. Já Samuel Braga (Patriotas) visitou o Lagamar e a Praia de Iracema.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.