Ministro da Educação provoca protestos ao comparar Brasil com Colômbia de 30 anos atrás

Ricardo Vélez defendeu a necessidade de se fortalecer a segurança nas escolas e associou violência a drogas

Escrito por Estadão Conteúdo ,
Legenda: Segundo Ricardo Vélez, "o que a Colômbia passou há 30 anos está passando o Brasil agora"
Foto: Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Cinquenta parlamentares estão inscritos para falar durante a audiência do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, nesta quarta-feira (27), na Comissão de Educação da Casa. Em dez minutos de discurso, o ministro provocou protestos da plateia, quando comparou o Brasil à Colômbia de 30 anos atrás

"O que a Colômbia passou há 30 anos está passando o Brasil agora", disse o ministro, quando falou sobre a violência que estaria associada a drogas. "O Brasil está doente de uma doença chama crack, que está presente em 98% dos municípios", acrescentou, pouco depois de falar sobre segurança nas escolas e citar o atentado na cidade paulista de Suzano na Escola Estadual Professor Raul Brasil. Nove pessoas morreram na escola e 11 ficaram feridas quando dois jovens encapuzados entraram na instituição, desferindo golpes com machados e atirando em funcionários e alunos - os agressores se mataram na ação. 

O ministro defendeu a necessidade de se fortalecer a segurança nas escolas e citou o depoimento de uma mãe que perdeu um dos filhos na tragédia. Segundo relato de Vélez, a mãe teria dito que, se houvesse um segurança na porta, a tragédia dificilmente teria ocorrido. 

O deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) sugeriu que Vélez pedisse desculpas pela declaração feita à revista Veja de que brasileiros teriam "comportamento de canibais" em viagens ao exterior.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.