Ibope Crato: Zé Ailton está na frente nas intenções de voto

Candidato à reeleição, o petista é favorito na análise do eleitorado. Em seguida, na corrida pelo poder municipal, estão Doutor Aloísio, com 18%; Arthur de Zé Adega, com 17%; e professora Zuleide Queiroz, com 11%. Na cidade, eleitores avaliam bem governador, mas desaprovam presidente

Escrito por Redação ,

Pesquisa Ibope contratada pelo Diário do Nordeste para conhecer a intenção de voto dos eleitores com relação ao cenário da corrida à Prefeitura do Crato, no Cariri, foi divulgada nesse domingo (8). O atual prefeito da cidade e candidato à reeleição, Zé Ailton Brasil (PT), aparece isolado nas intenções de voto dos cratenses, com 44% na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos ao entrevistado.

As entrevistas do Instituto foram realizadas entre os dias 5 e 6 de novembro nas ruas do município. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%, ou seja, para cada 100 amostras realizadas da mesma forma, a chance de o resultado retratar a realidade é de 95%.

No levantamento estimulado, o atual prefeito é seguido por Doutor Aloísio (Pros), que pontuou 18%, Arthur de Zé Adega (PSL), com 17%; e Professora Zuleide Queiroz (Psol), com 11%. Os três candidatos estão tecnicamente empatados, pela margem de erro da pesquisa. A intenção de votos brancos e nulos somou 7%; não sabe ou não respondeu, 4%.

Rejeição

O Ibope também perguntou em quais candidatos o entrevistado não votaria de jeito nenhum, considerada como rejeição. Os eleitores podiam citar mais de um nome. Neste quesito, quem lidera é Arthur de Zé Adega, com 40%; logo atrás, vêm Zé Ailton Brasil (35%), Professora Zuleide Queiroz (24%) e Doutor Aloísio (20%). Dois por cento dos eleitores disseram que poderiam votar em qualquer um dos candidatos na disputa pela Prefeitura do Crato; 9% preferiram não opinar ou não sabiam em quem iriam escolher na votação do próximo dia 15.

O instituto também perguntou quem os entrevistados acreditam que vai vencer a eleição. O atual prefeito sai na frente com 61% das respostas, em seguida, seguindo a lista de intenções de voto, aparecem Doutor Aloísio, com 11%, e Arthur de Zé Adega, com 10%. Apenas 3% acreditam que Professora Zuleide levará o pleito; outros 15% não sabem ou preferem não opinar.

Segundo o Ibope, as menções ao candidato Zé Ailton Brasil crescem conforme aumenta a renda familiar do eleitor. Ele, por exemplo, sai de 37% entre os que possuem renda de até um salário mínimo para 52% entre os que recebem mais do que dois salários mínimos. Doutor Aloísio e Arthur de Zé Adega pontuam melhor entre quem avalia a gestão do atual prefeito como ruim ou péssima. Já Professora Zuleide é preferida entre os mais instruídos.

Aprovação de governos

Na pesquisa realizada, o Ibope também questionou os entrevistados como eles avaliam a gestão do atual prefeito, Zé Ailton Brasil, do governador Camilo Santana (PT) e do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Para 34% dos eleitores do Crato, a gestão de líder na pesquisa é ótima ou boa; 39% a consideram regular; 26% dizem que ela é ruim ou péssima; e 2% não sabem avaliar o trabalho do petista à frente do município.

O governador Camilo Santana, por sua vez, é bem avaliado por 80% dos entrevistados pela pesquisa. Quem considera seu governo regular está entre os 14% desta análise, e apenas 3% avaliam sua gestão à frente do Governo do Estado como ruim ou péssima.

Já com relação ao presidente da República, o trabalho de Bolsonaro é aprovado por 16% dos eleitores cratenses; 22%, por sua vez, acreditam que ele atua de forma regular à frente do governo federal. Contudo, 59% avaliam que a sua gestão é ruim ou péssima.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados