General Ramos é transferido para reserva remunerada do Exército

Nas Forças Armadas, a permanência do general na ativa já era vista com incômodo por estabelecer uma relação direta entre a instituição e o governo

Escrito por Redação ,
Legenda: General Ramos
Foto: Agência Brasil

O ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência, Luiz Eduardo Ramos, foi transferido para a reserva remunerada do Exército, conforme publicação na edição desta quinta-feira (16) do Diário Oficial da União (DOU).

Até então, Ramos seguia como general da ativa na Força. A decisão foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva.

O movimento já era esperado. Em 25 de junho, Ramos divulgou nota em que informava que apresentaria uma carta, em 1º de julho, solicitando a antecipação de sua transferência para a reserva remunerada, o que só aconteceria em dezembro de 2021.

Nas Forças Armadas, a permanência do general na ativa já era vista com incômodo por estabelecer uma relação direta entre a instituição e o governo.

Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira ingressou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército em 8 de março de 1973, segundo nota que divulgou no fim de junho, anunciando que deixaria a ativa.

Ele comanda a Secretaria de Governo desde 4 de julho de 2019 e, até agora, permanecia no serviço ativo, ainda que licenciado do Alto-Comando do Exército (ACE). De acordo com o ministro, ele estava apartado de todas as reuniões e decisões estratégicas e administrativas.

Além da Secretaria de Governo, a Casa Civil e o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) também são comandados por generais da reserva, Walter Braga Netto e Augusto Heleno, respectivamente.

Com informações da Folha de S. Paulo e do Estadão

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.