Ex-prefeito justifica a decisão

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
O comando do diretório regional do Partido Liberal cearense, agora, pertence ao grupo político do ex-prefeito de Fortaleza, Juraci Magalhães, oficialmente filiado, ontem, à sigla. Desde a sua desfiliação do PMDB, no dia sete de janeiro deste ano, Magalhães foi convidado a pertencer aos quadros do PL, pelo presidente nacional, ex-deputado federal, Valdemar Costa Neto. A partir de então, Juraci passou a costurar sua candidatura a deputado federal em 2006 com o apoio de segmentos do PHS, do PTB e do PPS.

De acordo com a informação do próprio ex-prefeito Juraci Magalhães, desde sua ida a Brasília, esta semana, ficou acertada a nova composição do diretório estadual do PL, tendo o ex-deputado federal e amigo pessoal dele, Iranildo Pereira, como presidente. Já representando o PL, Pereira esteve presente, durante o almoço promovido pelo PSDB, para celebrar a filiação do empresário Beto Studart ao ninho tucano. A aproximação do PL com o PSDB já estaria refletindo uma parceria em prol da reeleição do governador Lúcio Alcântara (PSDB).

“Hoje (ontem), nós vamos dar posse ao novo presidente regional do PL, que será o meu amigo, Iranildo Pereira. Ele, que fundou o MDB comigo, está fundando a nova fase do PL no Ceará”, disse Magalhães, ao afirmar que sua decisão de ingressar ao PL foi “muito simples e há tempos”. Juraci revelou ter recebido o convite do então deputado Valdemar Costa Neto, logo depois de seu desligamento do PMDB. “Então, falei com Almeida de Jesus (deputado federal), que se prontificou a nos apoiar”, assegurou.

APOIO - Para Juraci, a falta de apoio à candidatura de seu sucessor à Prefeitura de Fortaleza em 2004 pelo PL não foi entrave à nova situação interna do partido. “A relação política, às vezes, distancia as pessoas. Mas não tenho dificuldade alguma de conversar com as pessoas. Tudo é normal e tem sua seqüência. Não tenho nada contra ninguém. O presidente do diretório municipal, Jorge Vieira, é meu amigo. Nós nos damos muito bem”, garantiu.

No entanto, até a véspera da solenidade de filiação de Juraci, Almeida de Jesus evitava a confirmação de que perdera o cargo de presidente do partido e que se enfraquecera politicamente. Em suas conversas com outras legendas, Magalhães disse só ter dispensado outros convites por ter fechado com o PL. “As coisas na política acontecem em dia e hora. Assumi um compromisso”, acrescentando que o PPS, o PHS e PTB eram partidos bons. Magalhães disse ter encontrado no PL vantagens como a de não ter compromisso “com ninguém para 2006”. Na visão do ex-prefeito, o Partido Liberal vai começar a se formar.