Empresas reapresentam projetos para urnas eletrônicas

Atraso no processo de licitação já alterou a entrega das urnas, prevista, inicialmente, para 14 de agosto

Escrito por Redação , politica@svm.com.br
Legenda: Nova data de entrega das urnas está programada para 31 de agosto
Foto: Foto: Lucas de Menezes

No último dia do prazo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as empresas Positivo e Smartmatic entregaram, nesta segunda-feira (20), os novos projetos de urnas eletrônicas, corrigindo falhas identificadas na etapa anterior da licitação, quando não cumpriram as exigências fixadas no edital.

Numa sessão extra, convocada às pressas durante as férias dos ministros, o TSE decidiu, no dia 8, dar nova chance para que as empresas corrigissem os problemas. A compra mais recente de equipamentos foi feita em 2015. O atraso na definição de quem vai fabricar as urnas fez o TSE mudar o cronograma da licitação.

A entrega de todas as urnas, prevista para ocorrer, inicialmente, em 14 de agosto, deve ser estendida para 31 de agosto, de acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino. As eleições municipais estão marcadas para 4 de outubro.

No ano passado, a Positivo não atendeu ao período mínimo de autonomia de bateria da urna, de dez horas, e não cumpriu exigências impostas à impressão de relatórios, de acordo com parecer da comissão de assessoramento do TSE. Já o consórcio liderado pela Smartmatic foi desclassificado por não obedecer a critérios técnicos da licitação.

Técnicos da Corte Eleitoral já admitem eventual fracasso da licitação de R$ 696,5 milhões e, por isso, começam a discutir alternativas para a realização das eleições de outubro. Uma das hipóteses debatidas pelo tribunal, segundo Janino, é reduzir o número de seções eleitorais em todo o País. Na prática, isso aumentaria o número de eleitores que utilizam cada urna.

Na avaliação de Janino, o fato de a campanha de 2020 ser municipal facilita a implantação de um possível "plano B". Desta vez, eleitores escolherão apenas dois candidatos - um para vereador ou vereadora e outro para prefeito ou prefeita -, com tempo de votação inferior ao das eleições gerais, quando os brasileiros votam em seis nomes.

Respostas das empresas sobre o processo

Procurada pela reportagem, a assessoria da Smartmatic declarou que não fará nenhuma manifestação enquanto a licitação estiver em andamento. A Positivo não respondeu.

Edital de suporte às urnas antigas 

Paralelamente à compra de novas urnas, o TSE decidiu lançar um outro edital para a aquisição de baterias de chumbo-ácido para as urnas antigas já em uso pela Justiça Eleitoral, dos anos de 2009, 2010, 2011, 2013 e 2015.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.