Eleições 2020: Conheça os candidatos que estão na disputa em Caucaia

Segundo maior colégio eleitoral do Ceará, a cidade da Região Metropolitana de Fortaleza deve ter uma eleição acirrada

Escrito por Luana Barros e Wagner Mendes ,
Legenda: O município é famoso por belas praias
Foto: Camila Lima

Com mais de 222 mil eleitores, Caucaia é o segundo maior colégio eleitoral do Ceará. Dentro do Estado, também deve ser uma das cidades com maior fragmentação entre as candidaturas. Além do atual prefeito do município, Naumi Amorim (PSD), que tenta a reeleição, outras cinco candidaturas foram confirmadas durante as convenções partidárias - cujo prazo para realização foi encerrado nesta quarta-feira (16). Conheça, em ordem alfabética, os candidatos que devem disputar a Prefeitura do município no dia 15 de novembro. 

Elmano de Freitas (PT)

Foto: José Leomar

O deputado estadual Elmano de Freitas recebeu o apoio de duas lideranças de peso no Estado: o senador Cid Gomes e o ex-ministro Ciro Gomes, ambos do PDT. O senador foi um dos articuladores da chapa do petista, que tem a vereadora Natércia Campos (PP) como candidata a vice.  Parlamentar da oposição a Naumi Amorim, Natércia autorizou, quando exercia o mandato de presidente da Câmara Municipal de Caucaia no ano passado, a instalação de uma CPI contra o prefeito para apurar contratações feitas no início da gestão. No entanto, a CPI foi arquivada este ano pelo atual presidente do Legislativo. 

Emília Pessoa (PSDB)

Foto: Fabiane de Paula

Aliados em outras disputas eleitorais no Estado, PSDB e Pros devem marchar separados em Caucaia. Parte do grupo político do deputado federal licenciado Roberto Pessoa, a vereadora Emília Pessoa foi homologada como candidata a prefeita de Caucaia. O candidato a vice é o ex-vereador Silvio Nascimento (Podemos), que ficou em terceiro lugar na disputa pelo comando da cidade em 2016. Em 2018, Emília Pessoa chegou a disputar a vice-governadoria do Estado na chapa com General Theophilo. 

Naumi Amorim

Filiado ao PSD, o atual prefeito de Caucaia tenta a reeleição. Aliado ao governador Camilo Santana (PT) e ao grupo governista, ele conta com o apoio do PDT na disputa. Contudo, deve ter a dificuldade de enfrentar outro partido da base aliada do governador. Eleito para o primeiro mandato pelo PMB, Naumi Amorim havia concorrido às eleições em 2012 e ficado como terceiro colocado. Nas eleições de 2014, foi eleito deputado estadual. 

Paulo Sérgio (PCdoB)

O PCdoB oficializou a candidatura do jornalista e radialista Paulo Sérgio Cordeiro a prefeito. Ele é o presidente do partido no município. 

Rodrigo Santaella (Psol)

Em convenção realizada no dia 12 de setembro, a chapa formada pelo pelo professor do IFCE Caucaia Rodrigo Santaella e pelo militante militante LGBT e estudante de Direito, Felipe Martins, foi confirmada na disputa eleitoral em Caucaia pelo Psol. 

Sebastião Conrado (PMB)

Em chapa pura, o PMB oficializou as candidaturas do vereador Sebastião  Conrado, como  candidato  a prefeito, e do empresário Lincoln Andrade, presidente da Associação dos Empresários de Caucaia,  como postulante a vice-prefeito. 

Vitor Valim (Pros)

Foto: Isanelle Nascimento

Em convenção realizada na terça-feira (15), o Pros oficializou a candidatura do deputado estadual licenciado, Vitor Valim. A chapa foi formada em conjunto com o Republicanos, que indicou o ex-vereador Deuzinho Filho para a vaha de vice. Para contar com o apoio de Deuzinho, que no início do ano se apresentava como pré-candidato, o Pros ofereceu a cadeira de vice na chapa com Valim e a ocupação temporária de uma vaga na Câmara dos Deputados, assumindo a cadeira de Vaidon Oliveira, que tirou licença no início de agosto. 

Zé Gerardo (MDB)

Em convenção na última terça-feira (15), o MDB confirmou a pré-candidatura do ex-deputado federal e ex-prefeito de Caucaia, Zé Gerardo Arruda. A chapa é composta também por Inês Arruda como pré-candidata a vice. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados