Conexão SVM em Casa debate os impactos da pandemia nas eleições 2020

Com transmissão ao vivo nas redes sociais do Diário do Nordeste, participarão o ex-ministro do TSE Henrique Neves, o presidente do Instituto Cearense de Direito Eleitoral, André Costa; e o deputado Domingos Neto

Escrito por Letícia Lima , leticia.lima@svm.com.br
Urna de votação
Legenda: Segundo turno das eleições ocorreu neste domingo (30)
Foto: Agência Brasil

Em meio à pandemia da Covid-19, uma das perguntas do momento é: vai ter eleição municipal neste ano ou vai ser adiada? Esse é o debate que o Sistema Verdes Mares vai realizar ao vivo, nesta quinta-feira (11), a partir das 16h, no Conexão SVM em Casa.

Com o tema "Política e pandemia: vai ter eleição em 2020?", participam do debate: o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Henrique Neves; o presidente do Instituto Cearense de Direito Eleitoral, André Costa e com o coordenador da bancada cearense, deputado federal Domingos Neto (PSD). A mediação é do editor de Política do SVM, Inácio Aguiar.

O debate vai ser transmitido pelas redes sociais do Diário do Nordeste e o canal do Youtube. 

Tema

Um eventual adiamento das eleições, novas datas para o pleito municipal e todas as questões que envolvem o processo eleitoral entraram no radar do TSE e do Congresso Nacional, por causa da pandemia da Covid-19 e os efeitos sobre os prazos do calendário eleitoral.

Para o ex-minstro do TSE, Henrique Neves, a pandemia traz dificuldades maiores para a organização e realização do pleito. "No quadro atual, quando se discute o adiamento das eleições, a Justiça Eleitoral pode contribuir muito com o Congresso Nacional, por meio do diálogo institucional aberto e isento".

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou, no mês passado, que o Congresso Nacional deve criar um grupo de trabalho conjunto formado por deputado e senadores para decidir se as eleições municipais deste ano deverão ser adiadas ou não.

Segundo o líder da bancada cearense, deputado federal Domingos Neto, não há consenso ainda no Congresso sobre o adiamento das eleições, mas ressalt  a importância do diálogo com a Justiça Eleitoral

"A pandemia tem mexido com a sociedade no mundo inteiro e não é diferente no Brasil, então discutir como se darão essas eleições à eventual mudança da sua data é um tema fundamental, que estamos discutindo no Congresso Nacional, também conversando com o Tribunal Superior Eleitoral e, por isso, excelente a iniciativa do Sistema Verdes Mares".

O presidente do ICEDE, André Costa, acredita que as candidaturas não serão impactadas, se as eleições forem adiadas, porque a pré-campanha ocorre desde janeiro deste ano.

"E porque existe um consenso que o adiamento das eleições de 2020, acaso imprescindível, deve ocorrer sem a prorrogação dos mandatos eletivos. A Justiça Eleitoral, o Congresso Nacional e a sociedade brasileira sabem que dois direitos constitucionais devem ser garantidos: a vida e a democracia."

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados