Começa a apuração dos votos para a presidência do Senado; acompanhe

Assista ao vivo a votação para o novo presidente do biênio 2021-2022

Escrito por Diário do Nordeste/Agência Senado / Agência Estado /FolhaPress ,
SESSÃO
Legenda: Os senadores presentes serão chamados para a votar
Foto: Reprodução

A apuração dos votos das eleições de presidente do Senado começou às 18h47 desta segunda-feira (1º). Após desistência de três candidatos, a votação para eleger o novo presidente do Senado para os próximos dois anos começou às 17h19.

Concorreram ao cargo: Simone Tabet (MDB-MS) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG).  A sessão começou às 15 horas, após coletiva de Davi Alcolumbre (DEM-AM). Os senadores Jorge Kajuru (Cidadania-GO), Major Olímpio (PSL-SP) e Lasier Martins (Podemos-RS) abriram mão das suas candidaturas para apoiar Simone. 

Assista ao vivo: 

Com três ausências, a Casa tem 78 senadores votantes. Está ausente o senador Jaques Wagner (PT), que está de licença médica devido à cirurgia realizada no último dia 22 de janeiro. Jarbas Vasconcelos (MDB-PE) não compareceu. 

Já Chico Rodrigues (DEM-RR) pediu afastamento do mandato desde outubro de 2020, após ser flagrado com dinheiro na cueca. 

Veja também

Como funciona a votação 

Os votos serão colocados em cédulas de papel inseridas em envelopes e depositadas em quatro urnas. Duas foram colocadas fora do plenário, para senadores do grupo de risco - que também podem votar por sistema drive-thru. Os senadores serão chamados um por um, por ordem de criação do estado e idade, e devem votar em até seis minutos. 

Discursos

KAJURU
Legenda: Ele decidiu apoiar Simone Tabet
Foto: Pedro França/Agência Senado

Durante a reunião preparatória para a abertura dos votos, os candidatos têm 15 minutos para discursar. Jorge Kajuru (Cidadania-GO) foi o primeiro e criticou o atual presidente Alcolumbre. "Tudo o que ele [Alcolumbre] prometeu ele não cumpriu. Termina seu mandato de forma tão melancólica, que muitos brasileiros afirmam sentir falta de Renan Calheiros", disse o senador.

“O que o senhor foi, durante esses dois anos, foi um ‘office boy de luxo’ do presidente Jair Bolsonaro”, disse, destacando que Rodrigo Pacheco (DEM-MG) também seria, caso fosse eleito.  Para apoiar Simone Tabet, ele retirou a candidatura. 

Kátia Abreu pediu a palavra

A senadora Kátia Abreu (PP-TO) pediu para falar e relembrou um momento folclórico da última eleição, ao devolver simbolicamente a pasta que "roubou" do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP). Na eleição passada, em fevereiro de 2019, Kátia apoiava o adversário do senador amapaense, Renan Calheiros (MDB-AL).

Como sinal de protesto pelos rumos da eleição, em que muitos candidatos começaram a abrir os votos, a senadora pegou a pasta das mãos de Alcolumbre, com documentos referentes àquela sessão - Alcolumbre estava à frente do processo, por ter sido membro da Mesa Diretora na legislatura anterior.

A senadora já havia devolvido a pasta e chegou a enviar flores para a Alcolumbre. No entanto, agora aliada, aproveitou para fazer um gesto de apoio ao presidente do Senado. "Eu quero lhe devolver simbolicamente aquilo que lhe tirei no passado", disse a senadora.

A manifestação aconteceu após um discurso duro de Jorge Kajuru (Cidadania-GO), candidato a presidente da Casa, que acusou Alcolumbre de comprar votos para seu candidato, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). A fala, no entanto, foi considerada contra o regimento do Senado, que não permite apartes de senadores. Após esse episódio, todas as inscrições para fala de outros senadores foram canceladas.

Major Olímpio retira candidatura à presidência do Senado

MAJOR OLIMPIO
Legenda: O senador Major Olimpio (PSL-SP) desistiu da candidatura
Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado

O senador Major Olímpio (PSL-SP) acaba de retirar sua candidatura à presidência do Senado Federal. Em breve discurso, ele justificou: "Cumprida a minha missão e para não ser o PSL tido como o partido intransigente, retiro minha candidatura e passo exatamente a me alinhar a todos aqueles que querem as mudanças que nosso País precisa." Segundo ele, a decisão foi tomada em acordo com sua sigla.

O senador criticou a decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou decisão dos parlamentares sobre votação aberta e determinou o voto secreto. "Confesso meu sentimento e manifesto aos colegas a minha contrariedade. Na madrugada, contrariando a livre manifestação de voto de 50 senadores, a decisão monocrática do presidente do STF determina que tudo o que aconteceu ontem, menos a vergonha de espetáculos circenses aqui passados, sejam nulos."

Critérios

Para ser eleito presidente, é necessário conseguir maioria simples dos votantes. O candidato eleito é quem decidirá quando se dará a eleição dos demais integrantes da Mesa. Os senadores devem realizar outras três votações para definir vice-presidentes, secretários e suplentes.

Candidatos

  1. Jorge Kajuru (Cidadania-GO) - retirou a candidatura 
  2. Major Olímpio (PSL-SP) - retirou a candidatura 
  3. Lasier Martins (Podemos-RS) - retirou a candidatura
  4. Rodrigo Pacheco (DEM-MG) - recebeu apoio formal de DEM, PT, PP, PL, PSD, PSC, PDT, Pros e Republicanos
  5. Simone Tabet (MDB-MS) - independente 
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.