Camilo Santana exalta atuação do Estado durante pandemia em discurso para Assembleia

O governador Camilo Santana leu mensagem governamental nesta segunda durante a cerimônia de posse da Mesa Diretora

Escrito por Redação , politica@svm.com.br
camilo durante discurso na assembleia
Legenda: Governador Camilo Santana durante apresentação da mensagem governamental à Assembleia Legislativa do Ceará.

Durante a leitura de Mensagem Governamental na sessão solene de posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, na manhã desta segunda-feira (1º), Camilo Santana fez um balanço da gestão estadual em 2020, ressaltando as estratégias direcionadas ao combate da pandemia de Covid-19 nos 184 municípios do Ceará. 

O governador mencionou a expansão da estrutura hospitalar com a aquisição do Hospital Leonardo da Vinci, em Fortaleza, e o Hospital Geral de Crateús, para servir de retaguarda no atendimento de pacientes infectados que necessitam de internação. Ainda na esfera da Saúde, o gestor citou a abertura de 2.951 leitos exclusivos para o atendimento de Covid-19, sendo 911 UTIs e 2.040 enfermarias, além da compra de 260 toneladas de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

A crise sanitária também fez o Executivo descentralizar a infraestrutura de UTIs para unidades do Interior que não possuíam acomodações de alto suporte hospitalar. “O Estado levou UTIs para várias regiões que não tinham, como Crateús, Iguatu, Icó, Maracanaú, Caucaia, Itapipoca e Tianguá”, detalhou, considerando os leitos como um “patrimônio” para a sociedade. 

Camilo ressaltou a organização da rede móvel para testagem da população, a exemplo dos sete hospitais de campanha montados no ano passado, Centros de Testagem da Praça do Ferreira e de Maracanaú; drive-thru de shoppings da Capital e ao longo dos inquéritos sorológicos. “Fizemos isso para ter um diagnóstico real da situação da pandemia no Ceará”, justificou. 

Os investimentos foram direcionados para “priorizar a vida dos nossos irmãos e irmãs cearenses'', refletiu Camilo. “O enfrentamento à pandemia não cessou em momento algum desde o alerta de possíveis casos no Ceará. Nas ações de retaguarda, o governo atuou de forma decisiva  para mitigar os efeitos da pandemia em esferas que vão além da Saúde, como suporte econômico e social”, acrescentou.

Veja também

Repasse

Na área social, por exemplo, o Estado se responsabilizou pelo pagamento da conta de energia de 514 mil famílias de baixa renda no período de isolamento social rígido, concedeu vale-gás para quase 246 mil famílias e quitou a fatura de água e esgoto de famílias que residem em imóveis de padrão básico. 

“O Cartão Mais Infância teve o pagamento antecipado desde abril do ano passado, levando apoio e reforço de renda a cerca de 48 mil famílias. O Mais Infância vai chegar agora a 70 mil famílias beneficiadas já a partir desse mês de janeiro, seguindo a nossa meta de ajudar cada vez mais quem mais precisa”, pontuou, destacando que o Estado garantiu ainda 439 toneladas produzidas de agricultores familiares para 100 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

Para os 423 mil alunos da rede estadual, o governo repassou vales-alimentação, que somaram um investimento superior a R$ 50 milhões. Outros 347 mil chips com internet móvel foram entregues a estudantes que não tinham acesso a aulas remotas. Também estão sendo adquiridos 120 mil tablets.

No campo econômico, Camilo Santana reiterou os 18.546 empregos gerados no ano passado. “Com quase 90 mil novas empresas abertas no ano de 2020, o Ceará cresceu 14% em relação ao ano anterior, reforçando o caráter aguerrido da nossa população”. 

Ao fim do discurso, o governador frisou que a missão do Executivo e do Legislativo é atuar com “capacidade e sensibilidade em prol dos irmãos e irmãs cearenses, e fazer a diferença na vida do próximo”. “Rogo a Deus para que a cada dia sigamos firmes para conseguir honrar essa confiança. Lutarei todos os dias por isso”.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.