Câmara vota nesta terça antecipação de feriados em Fortaleza

Caso a matéria seja aprovada, amanhã e quinta serão feriados na Capital

Escrito por Alessandra Castro , alessandra.castro@svm.com.br
Legenda: Propostas das pautas devem ser analisadas nas comissões antes de ir à votação
Foto: FOTO: CMFOR

Seguindo a linha de municípios da Grande São Paulo, Fortaleza também quer antecipar feriados para aumentar a taxa de isolamento social na Capital diante da pandemia da Covid-19. A Câmara Municipal de Fortaleza realiza, hoje, sessão virtual para votar um projeto de lei enviado pelo Poder Executivo, que antecipa os feriados religiosos de Corpus Christi (11 de junho) e de Nossa Senhora da Assunção (15 de agosto), padroeira da Cidade, para os dias 27 e 28 deste mês. 

A Capital concentra o maior número de casos e mortes em decorrência da doença no Ceará. A proposta foi anunciada pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT) no último sábado (23) e encaminhada ontem à Casa Legislativa.

Caso seja aprovada, a antecipação valerá apenas em Fortaleza. Como Corpus Christi é um feriado nacional, os outros municípios cearenses não serão afetados, a não ser que propostas semelhantes sejam votadas nas demais câmaras municipais do Estado ou ainda que a Assembleia Legislativa seja provocada a analisar projeto de abrangência estadual, o que não deve ocorrer, já que a situação mais crítica é na capital cearense. O feriado do dia 15 de agosto, por sua vez, é municipal. 

Além do projeto do Poder Executivo, outras matérias de autoria de vereadores também estão na pauta desta terça. Ao todo, sete propostas estão previstas para serem apreciadas, sendo sete de vereadores e a da Prefeitura. Todas devem, primeiro, ser analisadas nas comissões. Só depois irão para plenário.

Em um dos projetos de parlamentares, Cláudia Gomes (DEM) quer suspender a cobrança por estacionamento em áreas de Zona Azul por 30 dias, por conta da pandemia. Já outro projeto, de Dr. Porto (PDT), estabelece prioridade a cirurgiões dentistas, médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde na testagem, no tratamento da Covid-19 e no recebimento de equipamentos de proteção individual (EPIs) em Fortaleza.

Bahia

Na última semana, a Assembleia da Bahia aprovou a antecipação de dois feriados regionais em nove cidades do Estado, incluindo Salvador, para ontem e hoje, como forma de conter o avanço da Covid-19. 

Paraíba

Ontem, Campina Grande (PB) também anunciou a antecipação de feriados para a primeira semana de junho.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.