Bolsonaro se engaja em campanhas e grava vídeos para candidatos

A duas semanas para a votação do primeiro turno das eleições municipais, presidente da República começa a protagonizar material de apoio para colaborar com campanhas eleitorais dos aliados Celso Russomanno (Republicanos) em São Paulo e Marcelo Crivella (Republicanos) no Rio

Escrito por Redação , politica@svm.com.br
fotografia
Legenda: Presidente Jair Bolsonaro começa a se engajar em algumas campanhas eleitorais a duas semanas do 1º turno
Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro entrou, ontem, para valer nas campanhas de aliados nas eleições municipais, faltando duas semanas para o primeiro turno, como havia projetado durante uma transmissão na internet no último dia 8.

Em Brasília, Bolsonaro se reuniu, ontem, com o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), que gravou vídeo que será usado na campanha pela disputa municipal. Segundo a equipe do prefeito, Bolsonaro deu conselhos a Crivella.

Os dois tomaram café da manhã no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, um dia após Bolsonaro anunciar oficialmente apoio a Crivella na disputa no Rio. O presidente já havia feito gestos a Crivella, mas ainda não havia formalizado o apoio. A propaganda com o presidente “deve ser veiculada a qualquer momento”, informou a equipe do prefeito.

À tarde, o candidato a prefeito de São Paulo, Celso Russomanno, do Republicanos, também se reuniu com o presidente no aeroporto de Congonhas para gravar imagens de apoio para o horário eleitoral.

Em Brasília, antes de embarcar para São Paulo, Bolsonaro apostou na vitória de seus aliados no Rio e em São Paulo: “O Crivella pegou o município cheio de problemas. E com ele, a dívida foi diminuída bastante, não é fácil”, afirmou, acrescentando: “Ele está em segundo lugar nas pesquisas, lá. Mas a gente vai...Eu acho que vai ter segundo turno no Rio, como em São Paulo. A gente vai ganhar nos dois municípios”.

O apoio oficial de Bolsonaro acontece após pesquisas mostrarem que a ex-delegada Martha Rocha (PDT) ameaça a ida de Crivella para o segundo turno, já que a candidata do PDT está empatada numericamente com o atual prefeito.

No fim da manhã de ontem, Crivella publicou um vídeo de Bolsonaro e Sylvia nas redes sociais. Na gravação, o presidente manda um abraço ao “pessoal do pastel do japa”.

São Paulo

O candidato a prefeito de São Paulo, Celso Russomanno, do Republicanos, também se reuniu com Bolsonaro na tarde de ontem no aeroporto de Congonhas. No encontro, foram gravadas imagens de apoio para o horário eleitoral do candidato.

O marqueteiro do candidato, Elsinho Mouco, aproveitou para gravar algumas falas e frases de Bolsonaro em apoio a Russomanno, como o slogan do candidato e a marca da campanha “CR10”, que é inspirado no jogador de futebol Cristiano Ronaldo conhecido como CR7.

Na segunda, os dois devem gravar num estúdio de Russomanno no bairro da Barra Funda, na capital paulista. “Fizemos alguns inputs (gravações) de frases, expressões e conceitos da campanha. Segunda devemos gravar no nosso estúdio”, disse o marqueteiro.

Segundo Mouco, Russomanno e Bolsonaro acertaram algumas prioridades nas propostas de Governo que irão ao ar e que dependem de parceria com o Governo Federal. Entre suas propostas, estão o auxílio paulistano, que seria um complemento ao auxílio emergencial, um plano para construção de moradias e um aporte federal de recursos para a saúde, sob a promessa de zerar exames e consultas represados em razão da pandemia.

Russomanno postou a foto do encontro em suas redes sociais e ressaltou que estava junto com o “amigo” Bolsonaro.

O candidato tem dito que a amizade com Bolsonaro garantirá a renegociação da dívida de São Paulo com a União.

Com isso, a Prefeitura teria cerca de R$ 1,8 bilhão para complementar o auxílio emergencial de 2, 6 milhões de paulistanos que recebem o benefício. A proposta, no entanto, é criticada por especialistas em contas públicas que afirmam que há risco de efeito cascata, além de questionamentos jurídicos, já que na esfera da administração pública não pode haver tratamento diferenciado entre os entes por motivo de “amizade”.

Em queda nas pesquisas de intenção de voto e com sua rejeição em alta, Russomanno aposta que o apoio de Bolsonaro possa levá-lo ao segundo turno das eleições. Ainda assim, desde segunda-feira Russomanno reduziu as menções a Bolsonaro e passou a focar nos ataques contra os adversários. Segundo aliados, a campanha trabalha para dosar a presença de Bolsonaro numa tentativa de segurar a alta da rejeição a Russomanno.

Na “live” do último dia 8, Bolsonaro também prometeu apoiar o candidato Capitão Wagner (Pros) na corrida eleitoral em Fortaleza. 

"Joias da coroa”

Apesar de ter entrado na campanha, Bolsonaro afirmou ontem não poder se envolver mais porque, para tanto, precisaria mobilizar uma equipe de seguranças e há uma “limitação” de recursos. Trata-se de um discurso para explicar por que ele não grava vídeos para todos os que pedem. A ordem no Planalto é concentrar energias nas campanhas que disputam as “joias da coroa”.

Desistência em SP

Após ser alvo de processo de expulsão pelo Novo e ter seu registro de candidatura indeferido, Filipe Sabará pediu desfiliação e desistiu de disputar a Prefeitura paulista. Ele foi acusado de ter prestado informações falsas sobre sua formação acadêmica.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.