Bolsonaro diz que militares podem ajudar na vacinação contra Covid-19 no Brasil

Presidente, porém, não detalhou como a ajuda militar ocorreria

Escrito por Ricardo Della Coletta/Folhapress ,
Presidente Jair Bolsonaro
Legenda: Em tentativa de reverter o aumento da rejeição a Bolsonaro, auxiliares passaram a defender uma repaginação do discurso do presidente.
Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou, nesta segunda-feira (22), que militares poderão auxiliar na imunização da população contra a Covid-19. A declaração ocorre em meio a críticas pela gestão da crise sanitária e pelo ritmo lento de vacinação contra o novo coronavírus por parte do Governo Federal.

"Vou hoje levar à Defesa a possibilidade de os batalhões nossos ajudarem na vacinação. Só lá embaixo, na Fiocruz [Fundação Oswaldo Cruz], são cinco milhões [de doses] por semana, já começamos a produção", declarou Bolsonaro a apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada. A fala do chefe do Executivo federal foi transmitida por um site bolsonarista.

No site, foram divulgados apenas pequenos trechos da fala de Bolsonaro. O presidente não detalhou como a ajuda dos militares ocorreria em nem uma das partes.

Desgaste devido à pandemia

O presidente enfrenta, atualmente, desgaste pela resposta à pandemia, que está em seu momento mais crítico no País. Na última semana — considerada a mais letal doença no Brasil —, houve registro de 15.788 mortes pela enfermidade. No domingo (21), a média móvel dos sete dias de óbitos pelo vírus chegou a 2.255, o 23º recorde seguido.

Veja também

O pico da pandemia no Brasil e o ritmo lento da vacinação no País tiveram impacto na popularidade do Governo Federal. Pesquisa Datafolha apontou que 54% dos brasileiros veem a atuação de Bolsonaro no combate à pandemia e seus efeitos como ruim ou péssima. No levantamento anterior, 48% reprovavam o trabalho de Bolsonaro na pandemia.

Mudança de discurso

Em tentativa de reverter o aumento da rejeição a Bolsonaro, auxiliares passaram a defender uma repaginação do discurso do presidente. Ele passou a defender a ampla imunização da população, mesmo tendo feito diversos questionamentos às vacinas e ataques à CoronaVac.

O presidente, contudo, mantém as críticas a governadores e às medidas de isolamento social, e segue defendendo o uso de medicamentos sem eficácia comprovada para o tratamento da Covid-19.

"Estamos dando certo, apesar de um problema gravíssimo que enfrentamos desde o ano passado", disse Bolsonaro em uma cerimônia com políticos e empresários no Palácio do Planalto. "O Brasil vem dando exemplo. Somos um dos poucos países que está na vanguarda na busca de soluções", acrescentou.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados