Alexandre de Moraes prorroga inquérito da fake news por mais 180 dias

Com isso, o ministro pode autorizar a Polícia Federal a cumprir novos mandados de busca e apreensão, bem como efetuar prisões para o recolhimento de provas

Escrito por Redação ,
fotografia
Legenda: Prevaleceu o voto do relator, Alexandre de Moraes
Foto: Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou, nesta quarta-feira (1), o inquérito das fake news por mais 180 dias. A investigação apura a propagação de conteúdos falsos na internet e ameaças aos ministros do Tribunal.

A prorrogação começa a contar a partir do dia 15 de julho, quando se encerraria a duração da investigação vigente. Com isso, o ministro pode autorizar a Polícia Federal a cumprir novos mandados de busca e apreensão, bem como efetuar prisões para o recolhimento de provas.

O inquérito foi instaurado em março de 2019, com base no regimento interno do STF. De lá para cá, já foram emitidos 18 mandados de busca e apreensão, 12 ordens para ouvir testemunhas e suspeitos e duas medidas restritivas foram aplicadas.

Desde então, já foram executadas ao menos 18 ações de busca e apreensão, 12 ordens para ouvir testemunhas ou suspeitos, e aplicadas duas medidas restritivas. Blogueiros, empresários, políticos e apoiadores do presidente já foram alvos do inquérito. Todos eles negam fazer parte de uma rede criminosa de disseminação de fake news.

Com informações do G1

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.