Seleção: Casas de Cultura da UFC abrem 367 vagas para cursos no primeiro semestre de 2022

Processo seletivo envolve prova escrita de Língua Portuguesa e conhecimentos gerais.

Escrito por Redação ,
Legenda: São ofertadas 324 vagas para semestre inicial e 43 para teste de nível.
Foto: Divulgação

As Casas de Cultura Estrangeira da Universidade Federal do Ceará (UFC) abrem seleção pública, entre os dias 11 de janeiro e 3 de fevereiro, para 367 vagas nos cursos de língua Alemã, Britânica, Francesa, Italiana, Portuguesa, Libras e Esperanto. 

Serão admitidos 324 alunos para o 1º semestre de cada curso, com início no período letivo de 2022.1, e mais 43 para teste de nível nas Casas Alemã e Portuguesa.

Segundo o Edital Nº 01/2022, a seleção pública compreenderá Avaliação de Conhecimentos, mediante a aplicação de Prova Escrita, objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, que será realizada no dia 20 de fevereiro, em Fortaleza.

Os candidatos podem se inscrever para apenas uma Casa de Cultura, em uma única turma/horário. As inscrições podem ser realizadas exclusivamente via formulário eletrônico. 

Após esse procedimento, é necessário pagar uma taxa de R$70. Candidatos que pertençam a famílias de baixa renda podem solicitar isenção.

Para efetuar a matrícula, além da aprovação na prova escrita, o candidato precisa ter concluído o Ensino Fundamental, comprovado com certificado de conclusão, emitido por instituição credenciada pelo Ministério da Educação. 

Veja também

Prova escrita

A avaliação escrita realizada no dia 20 de fevereiro ocorrerá das 13h às 16h, em locais ainda a serem divulgados. O candidato deve levar caneta esferográfica, fabricada em material transparente e de tinta azul ou preta, o comprovante de inscrição e um documento de identificação original, em meio físico. 

O candidato somente poderá deixar definitivamente a sala de provas depois de decorrida 1h.

A prova para ingresso no semestre inicial terá 40 questões, sendo 30 de Língua Portuguesa (15 de interpretação e 15 de gramática) e 10 de conhecimentos gerais (sobre o Ceará e o Brasil). Já a do teste de nível envolve 20 questões de conhecimentos específicos. 

O resultado definitivo está previsto para o dia 10 de março.

Vagas e matrícula

As datas para matrículas ainda serão divulgadas pela banca organizadora. “A vaga do candidato classificado que não comparecer para efetuar a matrícula, no dia e horário estabelecidos, será ocupada por candidato classificável da mesma Casa de Cultura”, informa. 

Já a troca de turma só será possível na hipótese de permuta com outro candidato classificado e só poderá acontecer no período de ajuste de matrícula.

Confira a quantidade de vagas disponíveis por língua pretendida:

Semestre inicial

  • Alemã - 44 vagas
  • Britânica - 110 vagas
  • Francesa - 45 vagas
  • Italiana - 15 vagas
  • Portuguesa - 44 vagas
  • Libras - 44 vagas
  • Esperanto - 22 vagas

Teste de nível

  • Alemã - 33 vagas
  • Portuguesa - 10 vagas

Mais informações sobre o processo seletivo e os horários das turmas disponíveis para ingresso podem ser acessadas no Edital 01/2022.

Assuntos Relacionados