Tornados e chuvas de granizo deixam centenas de desabrigados em Santa Catarina

As regiões do estado mais afetadas foram o Oeste e Norte catarinense. Também foram registradas fortes precipitações no Vale do Itajaí, na Grande Florianópolis, na Litoral e na Serra

Escrito por Redação ,

Entre a tarde de sexta-feira (14) e a madrugada deste sábado (15), Santa Catarina foi atingida por tornados, tempestades, fortes rajadas de vento e chuvas de granizo. Em decorrência disso, 830 pessoas estão desabrigadas, 120 desalojadas e 16 feridas - duas em estado grave.

As regiões do estado mais afetadas foram o Oeste e Norte catarinense. Também foram registradas fortes precipitações no Vale do Itajaí, na Grande Florianópolis, na Litoral e na Serra.

Além dos 4,2 mil catarinenses diretamente afetados, segundo dados da Defesa Civil, os fenômenos causaram outros transtornos pelos municípios. O trânsito em rodovias ficou complicado após quedas de árvores causadas pelas rajadas de vento, e caminhões chegaram a tombar. Também houve problema no fornecimento de energia elétrica, com mais de 40 mil unidades consumidoras sem poder acessar o serviço.

Apenas no município de Água Doce, no Oeste do estado, cerca de 700 casas foram destelhadas e 25 totalmente destruídas. Com isso, 700 pessoas ficaram desabrigadas e 25 desalojadas. Os dois casos de pessoas gravemente feridas em decorrência dos fenômenos foram registrados na localidade.

Já na capital, houve apenas pontos de alagamentos em vias, que chegaram a ser fechadas. Na zona rural, principalmente na região de Irineópolis, houve ocorrências de tempestades e chuva de granizo. Com isso, casas foram destelhadas e o fornecimento de energia elétrica foi comprometido.