Temporais atingem Maranhão e Piauí; ciclone ameaça Bahia e Espírito Santo

Casarão desaba em Centro Histórico de São Luís; na entrada do Delta do Parnaíba, 10 famílias estão desabrigadas

Escrito por Redação ,
Legenda: Casarão no Centro Histórico da capital maranhense desabou parcialmente com as fortes chuvas
Foto: Reprodução

Chuvas fortes levaram, neste domingo, estragos a regiões do Maranhão e do Piauí. Em São Luís (MA), houve alagamentos, queda de muros e deslizamentos em vários pontos. Um casarão desabou no Centro Histórico de São Luís. No Piauí, Ilha Grande (porta de entrada para o Delta do Rio Parnaíba) teve o maior volume de chuvas (108,8 mm) e 10 famílias desabrigadas. Nesta segunda-feira (25),  a cidade vai decretar situação de emergência.

>Tempestade tropical Iba se aproxima da costa da Bahia e Espírito Santo
>Marinha alerta para risco de ciclone marítimo na Bahia e no Espírito Santo

Na região entre o Nordeste e o Sudeste, a previsão do tempo também é ruim. De acordo com um comunicado do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), uma tempestade tropical "iba" (ruim em Tupi Guarani) deve atingir o litoral sul do estado da Bahia e do Espírito Santo até a próxima terça-feira. Há previsão de ocorrência de ressaca atingindo a costa entre Vitória (ES) e Caravelas (BA), com ondas de até 2,5 metros. 

São esperados ventos fortes nas proximidades do litoral sul do estado da Bahia e do Espírito Santo, podendo atingir 87 km/h (47 nós) em alto-mar, e 61 km/h (33 nós) junto à costa, durante todo o período de atuação do ciclone.

Há previsão de mar grosso a muito grosso, com alturas de ondas entre 3 e 5 metros em alto-mar e possibilidade de ocorrência de ressaca atingindo a costa entre Vitória (ES) e Caravelas (BA), com ondas de até 2,5 metros, até a noite de amanhã, dia 25. A condição de tempo severo provocada por este sistema ocorrerá principalmente em alto-mar, associada à chuva intensa.