Navio sul-coreano com minério de ferro encalha no litoral do Maranhão

Tripulantes deixaram a embarcação

Escrito por AFP ,
Legenda: Navio corre o risco de afundar a qualquer momento
Foto: Reprodução

Um navio sul-coreano carregado com minério de ferro da empresa Vale encalhou a aproximadamente 100 km  do litoral nordestino para evitar o naufrágio. Seus tripulantes foram evacuados, informaram nesta quarta-feira (26) a mineradora e autoridades ambientais.

"A embarcação sofreu um dano na proa depois de deixar o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís, Maranhão, na noite de segunda-feira fora do canal de acesso ao porto", explicou a Vale em comunicado.

O navio "MV Stellar Banner", construído em 2016, é operado pela empresa sul-coreana Polaris contratado pela gigante brasileira Vale. 

O destino final da embarcação era o porto chinês de Qingdao. Os 20 tripulantes foram evacuados, segundo a Vale.

"De acordo com a empresa, o comandante pediu apoio a equipes de terra e encalhou o o navio, que transporta carregamento de minério, em um banco de areia para evitar o naufrágio". informou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), em outra nota. 

O Ibama detalhou que representantes da instituição sobrevoaram o local do acidente e que não foi observada a presença de poluentes na superfície do mar.

Segundo a Marinha, "foram identificados dois vazamentos avante da embarcação" e será aberta uma investigação para determinar as causas, circunstâncias e responsabilidades do incidente. 

Quatro rebocadores foram enviados para coletar outras informações e apoiar a embarcação. A Vale enviou outro rebocador "para conter possíveis danos ambientais e evitar futuras possibilidades de vazamento", afirmou a Marinha.