Moradores encontram jiboia considerada mais rara do mundo no interior de SP

A última jiboia ribeira (Corallus cropanii) foi capturada em 2017, também por moradores

Escrito por Redação ,

Legenda: Espécie da cobra é rara e foi encontrada por moradores do Vale do Ribeira, SP
Foto: Divulgação/Fundação Florestal

Moradores do Vale do Ribeira, no interior de São Paulo encontraram, no fim de outubro, uma jiboia ribeira (Corallus cropanii), espécie considerada a mais rara do mundo, conforme especialistas. As informações só foram divulgadas nesta quarta-feira (25). Ela foi encaminhada para o Instituto Butantan.

Paulo Vinicius Teixeira, Wilian Daniel Martins, Bernardo Alves dos Santos e Virgílio Gomes encontraram o animal após serem contatados pelos guardas do Parque Estadual Intervales, que viram a cobra se deslocando, segundo o Portal G1.

Os pesquisadores explicam que o animal é uma fêmea adulta, de 1,35 metro de comprimento e 1,2 kg. O local onde o animal foi encontrado abriga a comunidade que é ativa na conservação e faz parte do Parque Estadual Intervales, além de ser inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Mar.

"Ela está em um terrário e será mantida em cativeiro para exames e estudos. Depois, vai ser solta na natureza com um aparelho de telemetria para mostrar seu caminho, que dura um tempo, cerca de quatro meses", explica o biólogo Bruno Rocha, de 33 anos, pesquisador do Butantan e coordenador do Projeto Jiboia do Ribeira, junto com a pesquisadora Daniela Gennari.

A última cobra da mesma espécie foi capturada em 2017, também por moradores. 

Assuntos Relacionados