Lacerda sai do PSB e desiste de pleito

Escrito por Redação ,

Belo Horizonte. O ex-prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, anunciou, ontem, a retirada de sua candidatura ao governo de Minas Gerais. Lacerda declarou ainda que deixará o PSB, partido pelo qual se lançava à eleição estadual.

Leia também:

> PT muda estratégia e vai atrasar recursos judiciais 
> Liberada denúncia contra Bolsonaro
> Ciro minimiza pesquisas:  'são retratos de momento'
 
Lacerda disse que sua decisão foi motivada pelo "mais podre dos conchavos políticos", referindo-se à posição do PSB de tentar derrubar sua candidatura para apoiar o governador Fernando Pimentel, do PT, em sua busca pela reeleição.

"A velha política conseguiu me tirar dessa eleição. Dois comandos partidários, de forma antidemocrática e arbitrária, fizeram, na calada da noite, nos porões sombrios dos gabinetes em Brasília, o mais podre dos conchavos políticos. A cúpula do PSB e do PT conspiraram para retirar a minha candidatura a Governador de Minas Gerais, impedindo a desvinculação definitiva do tradicional papel de braço do PT, desempenhado pelo PSB", disse a publicação.

Rifado

No início de agosto, o congresso nacional do PSB decidiu anular a convenção mineira que havia lançado a candidatura de Lacerda ao governo mineiro. Lacerda entrou na Justiça pedindo a anulação da convenção, alegando que não havia concordado com a proposta da cúpula do partido.

Em sua convenção nacional, o PSB optou pela neutralidade na disputa ao Planalto, sem se coligar a nenhum candidato à Presidência. O movimento foi parte de um acordo com o PT, que tentava evitar o apoio da sigla a Ciro Gomes (PDT). Como parte do acordo, o PT retirou a candidatura de Marília Arraes ao governo de Pernambuco para apoiar a reeleição de Paulo Câmara. Em troca, o PSB desistiu de lançar Lacerda ao governo de Minas, favorecendo a reeleição do petista Pimentel.