Eloá corre grande risco de morte

Atualizado às 10:23

Escrito por Agência Estado ,

O estado de saúde da adolescente Eloá, de 15 anos, que foi baleada pelo ex-namorado Lindembergue Alves, de 22 anos, após seqüestro de 100 horas em Santo André, é gravíssimo, segundo o Centro Hospitalar de Santo André.

O neurocirurgião Marco Túlio Setti, que operou  Eloá afirmou que ela teve uma "piora significativa" na manhã deste sábado (18). Uma melhora na resposta aos estímulos era esperada pelos médicos nas primeiras horas após a cirurgia, que foi realizada no final da noite de sexta-feira. Ele afirmou que o trajeto da bala foi muito longo e atingiu grande parte do cérebro, e se alojou no cerebelo.

A cirurgia foi feita para "corrigir a destruição", explicou ele, e não para retirar o projétil. Não há expectativa de uma nova cirurgia, segundo o médico. Uma nova informação da equipe médica é aguardada às 17h.

Como não apresentou melhora, Eloá será retirada do coma induzido para a equipe médica avaliar como a jovem se encontra do ponto de vista neurológico. As próximas seis horas serão "cruciais", afirmou o médico.

Se a garota sobreviver corre o risco de ficar em "estado vegetativo permanente", mas Setti evita fazer previsões sobre risco de morte.

A diretora do hospital, Rosa Maria Pinto Aguiar, afirmou que "há grande risco de morte". Ela disse que de um grau de risco de morte entre 0 a 10, Eloá tem 9.

Segundo a diretora do hospital em que a menina está internada, Eloá, de 15 anos, permanece em coma induzido, e na escala Glasgow de grau de coma, que vai de 3 a 15, seu estado é 4. "Em grau 3 não é possível reverter o quadro", disse Rosa. A mãe de Eloá foi para casa, e o pai permanece no hospital, sob medicação.

Durante a madrugada, o governador José Serra (PSDB) foi ao Centro Hospitalar prestar solidariedade aos familiares de Eloá e de sua amiga, Nayara, a outra adolescente seqüestrada pelo auxiliar de produção. Nayara, de 15 anos, baleada na boca, também foi operada e seu quadro é considerado estável. Por volta das 2h, quando recebeu a visita de Serra, Nayara pediu ao governador que gostaria de ver Alexandre Pato, jogador de futebol de quem a adolescente é fã.