Dor de cabeça pode indicar vazamento de líquor

Escrito por Redação ,
São Paulo - O cérebro e a medula espinhal são revestidos por um líquido, chamado cefalorraquidiano ou líquor, que tem várias funções. Quando, por algum motivo, a membrana que limita a área de circulação dessa substância se rompe, o líquido escorre, causando dores de cabeça que só desaparecem quando a vítima permanece deitada.

As causas mais comuns do rompimento dessa membrana são esforços físicos exagerados, cuja prática exige que a pessoa prenda a respiração.

O rompimento não é percebido pela vítima na hora, até porque não causa uma dor específica. Por isso, muitas vezes demora para ser identificada.

‘‘Além da dor de cabeça, outro sintoma eventual são enjôos’’, explica o neurologista Alexandre Machado. Funções O líquor tem várias funções: ele amortece o cérebro e a medula contra choques, absorve as impurezas resultantes do metabolismo que se difundem no cérebro através do sangue, além de transportar substâncias nutritivas e anticorpos (células de defesa).

Outra tarefa é manter em nível ideal a pressão sangüínea no crânio. Quando o líquido vaza, a pressão aumenta e, como conseqüência, surge a dor de cabeça.

‘‘O único desconforto é a dor de cabeça’’, conta o neurologista Machado. Segundo ele, a situação não se agrava, mesmo se não houver tratamento, até porque a fissura (o buraco por onde o líquor vaza) costuma cicatrizar mesmo sem intervenção cirúrgica. ‘‘Quando existe a certeza de que houve um rompimento dessa membrana, é possível fazer uma cirurgia para fechar essa fístula’’, conta o médico.