Corpos de brasileiros mortos por intoxicação no Chile chegam ao Brasil

As seis pessoas de uma mesma família foram encontradas mortas em um apartamento, no dia 22 de maio; um velório coletivo acontece nesta terça-feira (4), em Biguaçu (SC)

Escrito por Estadão Conteúdo ,
Legenda: A chegada dos corpos dos brasileiros ocorre uma semana depois que familiares desembarcaram no Chile para fazer identificação e providenciar a liberação
Foto: Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Os corpos dos seis brasileiros encontrados mortos por intoxicação de gás em um apartamento no Chile, em 22 de maio, chegaram ao Brasil nesta segunda-feira (3). Segundo informações do advogado Mirivaldo Campos, haverá velório coletivo e todos serão enterrados em Biguaçu, onde vivia a maior parte da família.

O velório teve início por volta das 8h desta quarta-feira(4), no ginásio de esportes da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) em Biguaçu, na Grande Florianópolis, e o enterro será às 16h30, no cemitério de São Miguel, também no município. 

A chegada dos corpos dos brasileiros ocorre uma semana depois que familiares desembarcaram no Chile para fazer identificação e providenciar a liberação. Segundo Mirivaldo Campos, que auxilia os brasileiros desde o ocorrido, as autoridades chilenas foram ágeis: "Normalmente, no Chile, um processo desse levaria mais de 25 dias. As autoridades locais abriram as portas para a gente e fizeram a liberação dos corpos em tempo recorde", disse.

Além de Mirivaldo, que tratou das questões burocráticas, viajaram ao Chile Ademir, pai de Débora Muniz Nascimento de Souza, 38 anos, e Jonathas Nascimento Kruger, 30, e avô de Karoliny, 14, e Felipe, 13; Daniel de Souza, irmão de Fabiano de Souza, casado com Débora; e Samuel, tio de Adriane Kruger, que era casada com Jonathas. 

Ainda segundo o advogado, o custo do traslado e do enterro coletivo está sendo pago pela Airbnb e que até o momento a família não tem mais nenhuma reivindicação. "Neste momento estamos mais focados na liberação dos corpos e na cerimônia, depois a família vai avaliar se há necessidade de novas reivindicações", emendou. 

Na sexta-feira (31), as autoridades chilenas divulgaram laudo confirmando a causa das mortes por intoxicação por monóxido de carbono. Segundo informações repassadas pelo advogado à reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, o gás vazou do sistema de aquecimento do prédio. O prédio, no bairro turístico de Bellas Artes, tinha mais de 50 anos e o apartamento não era vistoriado há 15. 

A família viajou ao Chile para comemorar os 15 anos de Karoliny. A viagem era um presente de seu tio e padrinho, Jonathas, e foi planejada ao longo de um ano. Quando eles já estavam em Santiago receberam a notícia da morte de Iete Nascimento, mãe de Débora e Jonathas, motivo pelo qual pretendiam retornar antes do previsto. 

Momentos antes de morrerem eles chegaram a fazer contato com parentes no Brasil relatando sintomas da intoxicação, mas desconheciam que estavam inalando o gás, que não tem cheiro. O apartamento foi arrombado na noite de quarta, 22 de maio, após o Consulado-Geral do Brasil em Santiago autorizar a entrada no apartamento.