Chico Anysio: a vida e a obra de um gênio

O mundo perde um dos maiores humoristas que já existiram, e ganha um nome imortal e inesquecível

Escrito por Levi de Freitas ,

O humorista cearense Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho faleceu na tarde da última sexta-feira (23/03), no Rio de Janeiro.

Um mito, que deixou este mundo, para fazer sorrir o plano superior. Chico Anysio, pela primeira vez, fez o Brasil ficar triste. O luto decretado em suas duas terras amadas ? Maranguape, onde nasceu, e Rio de Janeiro, onde viveu e morreu ? representa a consternação pela perca, irreparável para a arte da interpretação e da criação.

Mas, além da morte, há uma vida inteira, de criação e contribuição para o humor e o entretenimento. Uma vida que transformou o nome de Chico Anysio eterno, imortal e inesquecível. E este não é um texto de morte, mas um texto de vida! De uma vida inteira dedicada à gaiatice e ao fazer rir, com criações únicas e sem apelações, aproveitando-se apenas da inteligência inigualável de um gênio.

Conheça um pouco desta bela história - da vida de Chico Anysio, o rei do riso.

Biografia

Pelos documentos, Chico Anysio teria nascido em Abril de 1929. Entretanto, a data está errada, segundo o próprio Chico: ele nascera, na realidade, em 12 de abril de 1931, no Sítio Ipu, em Maranguape.

Viveu durante sete anos em Maraguape, e mudou-se para Fortaleza com a família. Seu pai era presidente do Ceará Sporting Club e dono de uma empresa de ônibus.

Sempre acompanhou futebol: era torcedor do Ferroviário (e do Maranguape) e do Vasco da Gama/RJ (e do América/RJ), apesar de ter sido jogador das categorias de base do Fluminense/RJ.

Em meados de 1940, a empresa de seu pai pegou fogo, e a 'riqueza' da família virou cinzas. Como Chico dizia, 'dormiu rico e acordou pobre'.

Foi quando viajaram para o Rio de Janeiro.

No Rio, o futebol o transformou em ator. Em um dia, Chico fora convidado por amigos para jogar uma pelada. Ele esqueceu o tênis e, ao voltar em casa para pegá-lo, deparou-se com sua irmã e um amigo, indo fazer testes na rádio Guanabara. Chico decidiu 'furar' o futebol e acompanhar a irmã. O resultado foi sua aprovação nos testes de rádio-ator e locutor. "Sou ator porque esqueci o tênis", disse Anysio, em seu site oficial.

Imitações

Chico começou fazendo imitações de seus professores de francês, na escola. Segundo o artista, o humor é genético: seu pai era um homem engraçado, seus irmãos e até seus filhos são cômicos.

Começou a trabalhar com imitações, participando de shows de calouros. Ganhava todos que participava, no Rio de Janeiro e em São Paulo, chegando ao ponto de os organizadores o proibirem de participar dos shows. Foi quando ingressou na rádio Guanabara que suas imitações dos tempos de calouro o fizeram famoso. Logo ao chegar na rádio, inscreveu três programas humorísticos, que foram prontamente aceitos pela direção da emissora.

Em 1950, já na rádio Mayrink Veiga, nasceu o que chamou de seu 'primeiro gol': o professor Raymundo, seu personagem mais complexo e famoso. 

Vida e obra

Com 65 anos de carreira, foram 209 personagens criados e uma obra extensa que envolve peças de teatro, filmes, livros, músicas, discos e quadros.

"Hoje tenho 209 personagens criados e os tiro da vida, do que meus olhos veem nas calçadas, nos campos de futebol, nos estúdios, nas casas que frequento, nos restaurantes. O mundo é minha inspiração." - Chico Anysio.

Artista completo, além de ator e humorista, foi escritor, diretor, comentarista esportivo, compositor e pintor. Possui 21 livros publicados e mais alguns aguardando para serem editados. Pintou cerca de
300 quadros. Como compositor, tem 27 discos gravados, e ganhou dois discos de ouro juntamente com Arnaud Rodrigues, resultado da dupla "Baiano e Novos Caetanos". Com isso, dormia apenas cerca de quatro horas por dia, numa incansável busca pelo máximo de si em suas obras.

"Não faço outra coisa na vida do que criar e ter ideias. Sou um criador. Não adianta querer chegar para mim e dizer que não sou ator porque sei que sou. Sou também comediante e humorista, claro! Quando você finge que é outra pessoa e convence que é o outro, você é um ator, que pode fazer rir, chorar, refletir e até se indignar. Dei vida a 209 peronagens, se não fosse ator seria o quê?" - Chico Anysio.

Casou-se seis vezes, e foi pai de oito filhos, sendo um adotado.

Genealogia de Chico

Pai: Francisco Anysio de Oliveira Paula
Mãe: Haideé Viana de Oliveira Paula
Irmãos: Elano Paula, Lupe Gigliotti, Lilia Paula, Zelito Viana
Filhos: Lug de Paula (filho de Nancy Wanderley), Nizo Neto, Rico Rondelli (filhos de Rose Rondelli), André Lucas (filho adotivo), Cícero Chaves (filho de Regina Chaves), Bruno Mazzeo (filho de Alcione Mazzeo), Rodrigo e Vitória (filhos de Zélia Cardoso de Mello).
Esposa atual: Malga di Paula

Saúde

Os problemas de saúde que acompanharam Chico Anysio transformaram seus últimos três anos de vida em uma verdadeira via-crucis, de hospital em hospital, de internação em internação. A primeira delas, em 1996, por conta de uma queda, que lhe rendeu problemas de dicção.

Mas foi em 2009 que o Brasil passou a se preocupar com a saúde de Chico Anysio. Em maio daquele ano, o cearense foi internado com pneumonia. Desde então, os hospitais se tornaram rotina em sua vida. Em agosto de 2010, Anysio foi internado às pressas e teve de ser submetido a uma cirurgia para retirada de parte de seu intestino grosso. Em dezembro daquele ano, ao saber da morte de sua irmã Lupe, Chico teve de ser internado com problemas cardíacos. Foi necessária uma angioplastia para que fosse desobstruída uma artéria do coração do cearense.

Em abril de 2011 os fãs ficaram um pouco mais animados, ao verem o retorno do mito à telinha. Chico interpretara Salomé, sempre conversando de mulher para mulher com a presidenta Dilma, em quadro do programa Zorra Total, da Rede Globo. Entretanto, em novembro daquele mesmo ano, o artista fora novamente internado, desta vez, com infecção urinária. Recebeu alta em dezembro, mas um dia depois, teve de ser novamente internado, por estar com sangramento digestivo. Alguns dias depois, os médicos constataram uma infecção pulmonar e Chico teve de permanecer internado. Seu quadro piorou ao retornarem os sangramentos em seu sistema digestivo.

Chico Anysio passou a virada do ano de 2012 internado, lá ficando até vir a falecer na última sexta-feira (23/03/12), em decorrência de uma parada cardiorrespiratória que lhe rendeu falência múltipla dos órgãos, no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. Chico já vinha em uma decrescente, definhando e perecendo diante da doença que o acometeu. Em seus últimos dias, o humorista respirava com a ajuda de aparelhos. 

Vasco da Gama

Um fato curioso chamou a atenção da família e dos fãs de Chico. No último dia 11/03, o Vasco da Gama, time do coração de Chico Anysio, derrotou o Madureira por 3x0, em partida válida pelo segundo turno do Campeonato Carioca de 2012. A TV do quarto onde estava internado o humorista estava ligada, e ao ouvir o primeiro gol do jogo, marcado pelo meia Juninho para o Alvinegro, Chico sorriu. A esposa do cearense, a empresária Malga di Paula, comentou o fato em seu perfil do Twitter. ?Estou aqui ao lado do Chico olhando para ele, que ficou feliz agora com o gol do Juninho do Vasco. Dá-lhe Vascão!?, escreveu a empresária.

Cronologia

Confira os principais fatos da vida de Chico Anysio:

12 de abril de 1931: Nascia, no Sítio Ipu em Maranguape Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, o Chico Anysio

1938 - Muda-se para Fortaleza com a família

1939 - Vai para o Rio de Janeiro com a Família, após incêndio acabar com os recursos da família em Fortaleza

1948 - Começa a trabalhar na Rádio Guanabara

1957 - Começa, na TV Rio, a fazer o professor Raymundo

1969 - Começa a trabalhar na Rede Globo

1996 - Chico sofre uma queda e fratura a mandíbula, ficando durante um bom tempo com sua dicção imobilizada

2009 - Chico é tema da escola de samba Unidos do Anil, do Rio de Janeiro, desfilando com o enredo "Chico Total! Sou Anil e Faço Carnaval"

Maio de 2009 - Chico é internado com pneumonia

Agosto de 2010 - Chico é internado no Rio para retirada de parte de seu intestino grosso

Dezembro de 2010 - Morre a irmã de Chico, Lupe, vítima de câncer de pulmão. Dias depois, Chico é internado com problemas cardíacos. O humorista é submetido a a uma intervenção por angioplastia para desobstruir de uma artéria

Abril de 2011 - Chico retorna ao Zorra Total, interpretando Salomé

Novembro de 2011 - O humorista cearense é internado com infecção urinária

Dezembro de 2011 - Um dia após receber alta, Chico é novamente internado, com sangramento digestivo. Dias depois, é diagnosticada infecção pulmonar seguida de sangramento.

23 de março de 2012 ? Morre Chico Anysio, no Rio de Janeiro.

Algumas frases marcantes de Chico

"Quem é casado há quarenta anos com dona Maria não entende de casamento; entende de dona Maria. De casamento entendo eu, que tive seis."

"Eu defendo o que posso essa patota [os pobres]. Porque sou o advogado deles. Advogado de defesa. Pior do que ser pobre, no Brasil, é ser pobre e negro. Quando faço um rico, faço para ele ser
ridículo, para ele perder. Às vezes, refaço meia página porque perdi a chance de dar um pitaco ali.
Mas, nem todo mundo entende."

"As pessoas zombam de Maranguape; mas Maranguape é uma cidade importantíssima. Tanto que Fortaleza já faz parte da Grande Maranguape."

?O humor é tudo. Até engraçado?.

Descanse em paz, Chico. Obrigado por tudo.